E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O CAMINHO DOS JUSTOS

“Pois o Senhor conhece o caminho dos justos” (Sl 1,6).
      O livro dos Salmos começa nos apresentado dois caminhos por onde podemos seguir: o caminho de quem obedece a lei do Senhor, e o caminho dos ímpios, da pessoa que não tem fé e que rejeita essa lei. Mas o texto começa dizendo que que há uma diferença muito grande entre quem escolhe o seguimento do Senhor e quem vai por outro caminho.
       Vejamos: Quem segue o caminho do Senhor é feliz, sua vida é fecunda, é como árvore plantada à beira da água, o que ele faz dá fruto – sempre que eu medito nesse versículo eu me lembro de um pé de jabuticaba na casa de um dos meus irmãos que foi plantado à beira dágua e dá fruto mesmo fora do tempo –, e o olhar amoroso do Senhor está sempre sobre ele.
      E o caminho dos ímpios? Para ilustrá-lo imagine que você fez uma plantação, mas não veio a chuva, nada brotou ou se brotou definhou por falta dágua. Ou imagine que você está juntando um monte de folhas secas, e quando já estão todas juntas vem o vento e as espalham. O que você sente quando imagina essas situações? Um sentimento que certamente vem é a frustração!
       Jesus conhece sua vida, seu peregrinar, suas lutas, idas e vindas, suas necessidades, suas angústias. Toda a sua realidade está diante dele. Conhece porque viveu como verdadeiro homem, igual a nós em tudo exceto no pecado. Você pode seguir os passos de Jesus porque ele trilhou o caminho da vida humana antes de você: "Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos" (Hb 5,8).
      Se você aceita caminhar com Ele sua vida tem sentido, tem significado, Ele conduzirá o fio de sua existência, segundo a vontade de Deus. Mas para o Senhor conduzir sua vida você precisa buscar a presença dele: “É tua face que eu procuro, Senhor” (Sl 27(26), 8). Na presença de Deus nenhum instante da sua vida será sem sentido, Ele o conduzirá segundo o seu querer, rumo a vida eterna. E no final da sua vida você poderá dizer como Jesus e com Jesus: “Tudo está consumado” (Jo 19,30). De uma coisa você pode ter certeza: nesse caminho você nunca estará só.
   

Um comentário:

  1. Identifiquei-me com a situação de juntar um monte de folhas secas e ao acabar, o vento as espalha. Assim parece minha vida agora. Apesar da frustação, como você colocou, tenho cada vez mais certeza que Deus tem um grande propósito para essa ventania.
    Eu aceito caminhar com Ele, pois só assim, minha vida tem sentido. E que bom que nesse caminho, eu encontro com você.

    ResponderExcluir