E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 24 de outubro de 2010

TEMPO... TEMPO...

        Hoje vamos refletir sobre o tempo. Não o tempo meteorológico, se vai chover ou fazer sol, frio ou calor, mas o tempo da vida, o tempo que o Senhor nos dá para viver.
       Como você lida com o tempo? O passar do tempo te inquieta? Lamenta o tempo que passou? Tem medo do tempo futuro?
      Confesso a vocês que minha maior dificuldade com o tempo é ordenar o meu dia, dar conta de fazer todas as minhas atividades e compromissos.
      Quando pensamos em tempo percebemos que vivemos em duas formas de tempo. O tempo cronológico, quer dizer que nossa vida tem um começo, meio e fim. Esse  tempo passa rapidamente e, apesar dos nossos esforços,  nada podemos fazer para detê-lo. Esse tempo se reflete também nas etapas da vida, cada fase da vida traz consigo suas coisas próprias. Quando queimamos etapas na vida temos a sensação de que algo nos foi roubado, porque não vivemos o que era próprio do tempo. E as vezes não queremos viver as coisas próprias da fase que estamos vivendo, queremos fazer voltar o tempo e acabamos vivendo uma ilusão. O importante é viver bem cada fase da vida: “Quando era criança, falava como criança, raciocinava como criança; mas quando me tornei homem abandonei as coisas de criança” (1Cor 13,11).
      Mas há um outro tempo: o Kairós. O tempo da salvação, que não calculamos e contamos, o tempo que é de Deus. Nos é dado como presente e foi inaugurado com a vinda de Jesus. Deus entrou na história humana trazendo consigo o tempo da graça. São Paulo nos fala desse tempo: “...No tempo propício eu te escutei e no dia da salvação eu te ajudei. Este é o tempo propício, hoje é o dia da salvação” (2Cor 6,2). A palavra de Deus nos lembra que Deus está e age no presente. Ele mesmo nos diz: “Eu sou aquele que sou” (Ex 3,14). Deus não está no ontem nem no amanhã, Ele é o senhor do tempo, e para Deus só existe o presente. Hoje, Ele nos oferece vida, salvação e perdão.
Vamos refletir: Eu vivo mais no passado, no presente ou no futuro?
      As vezes gastamos nossas forças com lembranças do passado, ficamos presos ao passado. Isso nos traz tristeza, saudade, melancolia, podendo mesmo nos levar à depressão. Ou vivemos no futuro, pensando sempre e até nos preocupando exageradamente com algo que não aconteceu e provavelmente nunca acontecerá, o que gera em nós ansiedade. O que nos aconteceu no passado, bom ou ruim, está na misericórdia de Deus pois não podemos mudar o passado. Ao pensarmos no futuro façamos um exercício de confiança em Deus, pois ele cuida de nós e nos dará tudo o que for necessário. Tenhamos os olhos fixos no Senhor pois tudo passa, só Deus permanecerá.
“Para tudo há um momento, há um tempo para cada coisa debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar a planta. Tempo de matar e tempo de curar; tempo de destruir e tempo de construir. Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de gemer e tempo de dançar. Tempo de atirar pedras e tempo de ajuntá-las. Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz”  (Ecl 3,1-8).

2 comentários:

  1. Senhor, te louvo e bendigo por estar presente em minha vida e em meu coração, mesmo quando eu me sinto desanimada e sem forças. Obrigada Senhor pela esperança que colocas em meu coração. Obrigada Senhor por estar renovando minha vida a cada dia.
    Tomo posse Senhor da cura que operas a cada dia de minha vida e na minha família.
    Obrigada Senhor!

    ResponderExcluir
  2. " Dai-me,senhor,a perseverança das ondas do mar,que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço".

    ResponderExcluir