E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

MESMO NA SOLIDÃO

“E o Senhor Deus o expulsou do jardim de Éden, a fim de cultivar o solo de que fora tirado”  (Gn 3, 23).
     Ao ser expulso do paraíso por causa do pecado, da desobediência, o ser humano perdeu sua comunhão com Deus, fonte da vida e amor, tendo que lutar com suas próprias forças num mundo que se tornou hostil. Desde então a solidão entrou em seu coração. As vezes custamos a tomar consciência dela numa vida cheia de pessoas e realizações. Para outros ela chega no inicio da vida, numa doença em que a criança precisa ficar internada por longo tempo; num abandono ou morte do pai ou da mãe.
      Muitos fazem de tudo para fugir da solidão. Buscam as drogas, o sexo como fuga, para preencher o vazio e carência, uns se envolvem com más companhias, outros não conseguem fazer silêncio, só se sentem bem num ambiente barulhento. Assim vivemos, fugindo da solidão até que a vida nos leve a uma situação solitária da qual não conseguimos fugir. Todos nós vamos ficar sós em alguma fase da vida.

      Não adianta fugir pois cada um de nós precisa “cultivar o solo da própria vida”. Só quando assumirmos nossa vida com suas dores e alegrias, luz e sombra, é que poderemos viver plenamente e sermos libertos do medo da solidão. Jesus nos convida a nos unirmos a Ele que também foi abandonado e experimentou solidão, permitindo que Ele nos cure.

   Você pode orar assim: Te apresento Senhor todas as formas de solidão que já experimentei na vida. Entra agora Jesus neste lugar escuro, solitário. Desejo experimentar a segurança e o amor de sua presença curadora. Sei que o Senhor está comigo, jamais me abandona. Por isso eu nunca estarei só. Obrigada Jesus. Amém.

Um comentário:

  1. Vinícius de Morais,poeta e cantor brasileiro,escreveu: A maior solidão é a do ser que se ausenta,que se defende,que se fecha,que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem fechado em si mesmo,no absoluto de si mesmo,o que não dá a quem pede o que ele pode dá de amor,de amizade,de socorro.O maior solitário é o que tem medo de amar,o que tem medo de ferir-se.

    ResponderExcluir