E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ODRES NOVOS

“Ninguém costura retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo novo puxa o tecido velho e o rasgão se torna maior. Ninguém põe vinho novo  em odres velhos. Do contrário, o vinho romperá os odres, levando a perder tanto o vinho como os odres. Mas, vinho novo se põe em odres novos” (Mc 2, 21-22).
       Meditando nesse texto do Evangelho respire fundo, e deixe o Espírito Santo fazer brotar em seu coração a alegria do vinho novo.O Senhor quer fazer de você um odre novo para conter o vinho novo. Mas, o que é necessário para fazer um odre novo? Primeiro a árvore é cortada, serrada em tábuas, forçada e presa por pregos para tomar o formato de um odre. Vemos que para fazer um odre novo é necessário o corte (a morte) da árvore, e uma ruptura da vida antiga, de tal forma que ao olharmos para a madeira não vemos mais a árvore, pois ao ser serrada ela tomou a forma de tábuas.
     Para o Espírito Santo fazer de nós odres novos é necessário que haja a morte do homem velho e uma ruptura com o estilo de vida antigo. Como toda morte e ruptura implica um sofrimento é comum o Senhor usar os sofrimentos para nos tornar odres novos. Pelos sofrimentos da vida vamos sendo moldados para ser um bom recipiente, um odre novo para conter o vinho novo do Espírito de Deus. O Senhor nos tomou como uma madeira bruta, mas percebeu que trabalhando esta madeira ela poderia ser transformada em um bom odre. Assim, Ele está trabalhando em nós e este processo pode durar a vida toda.
      Quando o vinhateiro enche um odre novo com um vinho novo, naquele odre está contida a promessa de um excelente vinho. É verdade que o vinho novo não é o melhor, mas quando o vinhateiro o produz coloca nele a alegria e a esperança de um dia abrir o odre e beber o seu melhor vinho. Da mesma forma o Senhor espera nossa docilidade; na verdade nada temos que fazer a não ser nos deixar transformar pelo Espírito Santo, para que um dia o Senhor possa tirar de nós seu melhor vinho.
 Vem, Espírito Santo, me transformar em um odre novo rompendo a mentalidade velha cristalizada em mim. Vem agir em mim do jeito que quiseres, para me purificar, me maturar, para que eu possa conter em plenitude o vinho novo, a novidade da vida em Cristo, e assim dar um excelente vinho para o Senhor e para os irmãos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário