E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

UM CORAÇÃO PURO

“O que sai da pessoa, porém, é o que a torna impura. Pois é do interior do coração das pessoas que provêm os maus pensamentos, a prostituição, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as peversidades, a fraude, a desonestidade, a inveja, a calúnia, o orgulho e a insensatez. Todos estes vícios vêm de dentro e  tornam a pessoa impura” (Mc 7,20-23).
      Ter um coração impuro é como viver num lugar desconfortável, não temos paz. Quando está fazendo muito calor, o sol está muito quente e há muita poeira no ar, e acontece de vir uma chuva generosa sobre a terra, eu penso que Deus está lavando o mundo, limpando a natureza. E quando isso acontece o verde das plantas fica mais vivo, o ar fica mais leve, e o nosso corpo sente o frescor de um vento suave. Também quando fazemos uma faxina em nossa casa sentimos que estamos num lugar mais confortável, mais acolhedor, onde temos prazer de estar.
     Da mesma forma o nosso coração, nossa casa interior, templo do Espírito Santo (1Cor 3,16), quando está cheio de pecados, de desejos desordenados, de inveja, mágoa, ressentimento, falta de perdão e outras coisas semelhantes, se torna um lugar desagradável, onde não desejamos ficar, e também entristecemos o Espírito de Deus (Ef 4,30-32).
      Mas não conseguimos tornar nosso coração puro por nossas forças, com nossa vontade apenas. Para termos o coração puro é necessário que o Espírito Santo, Água Viva, venha nos lavar e transformar a partir do interior. É ele que limpa o que está sujo, amolece o que está duro, cura o que está ferido.

Estalagmite - Luray Caverns - Estados Unidos
     
O Pe. Raniero Cantalamessa compara o endurecimento do coração à formação de um estalagmite no interior de uma caverna. Pouco a pouco o calcáreo vai pingando do teto e formando no chão da caverna uma coluna que pode chegar a ficar muito grande e grossa. Assim o nosso coração não fica endurecido para Deus e para o irmão de um dia para outro. O coração de pedra vai se formando pouco a pouco, dia a dia, com nossas rebeldias, egoísmo, orgulho, teimosias, maus desejos, maus pensamentos, etc. As vezes levamos anos para perceber que o coração endureceu. Para mudar o coração ajuda muito quando desejamos ter um coração puro. O nosso desejo se une ao desejo de Deus de nos dar um coração de carne (Ez 36,26).

Feche os seus olhos, olhe para o seu coração e reflita: Como está o seu coração? O que tem saído dele são coisas boas ou coisas ruins?
Oremos:
Senhor Jesus, eu te apresento o meu coração ferido pelo pecado, ferido pela vida, ferido pelo desamor. Tu é a imagem do Deus invisível, o Salvador, para quem nada é impossível. Senhor, vem curar o meu coração. Lava-me com o teu sangue precioso; purifica-me dos pecados, das marcas das maldades que eu fiz em minha vida. Só o Senhor pode me dar um coração puro. É isto que eu te peço, Jesus: um coração semelhante ao teu, manso e humilde, um coração que ama. Vem Espírito Santo, fazer do meu coração o sacrário de Deus, o lugar da morada de Deus,  um lugar agradável também para mim e um lugar acolhedor para as pessoas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário