E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 17 de março de 2011

E FORAM PARA O DESERTO

    “Cheio do Espírito Santo, Jesus voltou do rio Jordão e foi levado pelo Espírito para o deserto, onde foi tentado pelo diabo durante quarenta dias”.  (Lc 4,1-2).
      Jesus foi ao deserto como vencedor, Ele é que tomou a iniciativa movido pelo Espírito Santo. É para combater a Satanás que Jesus vai para o deserto, para enfrentar-se com ele no lugar de sua morada: a solidão. Para alguns cristãos dos primeiros séculos ir para o deserto era imitar Jesus: viver como eremita no deserto, na solidão, para enfrentar o inimigo e viver mais profundamente a vontade de Deus, purificar o coração para amar a Deus sobre todas as coisas. Faziam isso porque seu coração tinha sido irremediavelmente ferido pelo amor do Senhor, pelo encontro com o Cristo ressuscitado. E esta ferida de amor é muito mais profunda do que as feridas causadas pelos traumas e pecados. Através desta ferida de amor seus corações foram unidos ao coração de Jesus. No início experimentavam que desta ferida jorrava sangue, o sangue da purificação dos apegos. Depois, quando o coração foi suficientemente curado e sua entrega foi maior, esta ferida passou a jorrar luz, a luz do Espírito Santo, que passava por eles e atingia a todos os que se aproximavam. Viviam no amor e na força do Cristo ressuscitado.
        Tenho a imagem de estar num lugar calmo, onde eu conheço e domino o terreno. À minha frente tem um rio e depois dele todo um mundo desconhecido, que me dá medo. O lugar que eu domino, conheço, é a minha vida cotidiana, as coisas que sei a meu respeito, a rotina, o ambiente familiar.  As vezes quero parar nesta zona de conforto, mas Jesus sempre quer me levar além de mim mesma. Sempre me desinstala, me leva a vencer meus limites e a descobrir um mundo novo, a viver os desafios da vida.
        O Senhor nos dá o seu Espírito e nos chama a viver as lutas da  vida como vencedor, filho de Deus, não como alguém resignado que não tem saída.  O que Ele deseja de nós é um coração aberto, um coração disposto a ser transformado pela água viva do Espírito Santo, que quer fecundar a minha alma como fecundou o ventre de Maria. Inunda meu ser, Espírito Santo de Deus.

Oremos juntos:
Senhor Jesus, para viver a vida nova eu renuncio a satanás e as suas obras. Renuncio a resignação, a tristeza, ao espírito de derrota.  Renuncio a toda somatização que a minha mente possa fazer no meu corpo. Renuncio ao espírito de morte e à escuridão que as vezes quer tomar conta da minha vida. Renuncio ao cansaço, ao isolamento, a condenação e a culpa. Renuncio ao medo e a todas as forças desintegradoras do meu ser. Jesus eu confio em vós, e confiando no  Senhor posso combater o mal. Tú és meu único Senhor e Salvador. Eu te entrego a minha vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário