E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sexta-feira, 4 de março de 2011

A MENSAGEM DO BAMBU


Orando por você que está lendo esta mensagem em meu blog me vem a imagem de um bambuzeiro. E sinto que Deus quer falar conosco através desta imagem. Vejamos: um bambu é firme, enraizado no chão, de tal forma que o vento não o arranca facilmente, mas é também flexível, se dobra à ação do vento. É uma bela imagem... O que o Senhor nos fala é que ele nos quer assim como o bambu: firmes, enraizados nele, e flexíveis à condução do Espírito Santo.

        Vamos olhar para nós mesmos: podemos dizer que o ser enraizados, firmes, é o meu eu adulto que decide, assume, se compromete, que é capaz de perdoar e amar de novo, de optar por seguir Jesus decididamente. A parte flexível é a criança em mim: ela traz motivação, alegria, abertura para o novo,  que precisa ser amada e estar bastante curada pela experiência do amor de Deus. Uma criança ferida pode nos trazer muito sofrimento e nos levar a fazer escolhas erradas.

        Mas vamos prestar atenção... Algumas pessoas se aproximam de nós e vê apenas a criança. Pensam que somos inseguros, ingenuos, e pensam em se aproveitar. Com essas pessoas precisamos estar atentos e nos proteger para não sermos envolvidos, manipulados. Por outro lado, outras pessoas vêem somente o eu adulto e sentem medo, transferindo para nós  a figura da mãe, do pai ou outra figura de autoridade. E, graças a Deus, há os que nos acolhem como  somos, com esses temos uma relação de liberdade, são livres e nos deixam livres; são os nossos verdadeiros amigos.
Vamos orar?
Senhor, eu abro o livro da minha vida diante de ti. Eu sei que o Senhor me conhece inteiramente, muito mais do que eu mesma me conheço. Mas o abro diante de vossa face para que o Senhor conduza a minha história e eu caminhe sempre sob o teu olhar. Jesus, escreva junto comigo a minha história; corrija a minha rota, Senhor. Vejo que a parte que o Senhor escreve revela o infinito amor de Deus por mim. Amor que me chamou à vida, e que sustentou a minha vida até hoje. A parte que eu escrevo é feita de sonhos, ilusões, desejos, projetos, nem sempre de acordo com a sua vontade para mim. Mas o Senhor, no seu amor e bondade, vai tecendo tudo isto, corrigindo o meu caminho, e fazendo da minha história uma bela história. Senhor, eu te louvo por tudo o que me aconteceu na vida, pois tudo, nas suas mãos, é matéria prima para o meu crescimento como pessoa, filha de Deus. Amém.

Um comentário:

  1. Sempre que vejo um bambu me lembro de uma pregação do Pe. Léo, que ele faz uma comparação semelhante a sua. Além da flexibilidade e das raízes, ele comenta que o bambu sempre cresce em comunidade e que nós também devemos nos apoiar na nossa comunidade (de verdadeiros amigos como você bem citou). E que o bambu cresce para o alto, para o céu e assim devemos crescer em direção a Deus.

    Eunice, obrigada por me acolher como eu sou! Obrigada por me apoiar e me ajudar a crescer em direção a Deus!

    Abraços, Adriana

    ResponderExcluir