E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

FICA CONOSCO, SENHOR


      Vivemos hoje em um mundo solitário e como nunca as pessoas estão adoecendo pela solidão. Há pessoas que são realmente sós, vivem sós, não tem ninguém por elas, mas há um grande número de pessoas que se sentem sós mesmo não vivendo sós. É bom identificarmos os dois tipos de solidão, e se vivemos um deles.
      Para nos curar da solidão o Espírito Santo nos leva a contemplar a solidão de Jesus, e a unir minha solidão à solidão do Senhor. O Espírito Santo deseja unir o meu coração ao coração de Jesus, fazendo um apelo a minha alma: “Vem, não tenhas medo”. Conduzidos pelo Espírito podemos contemplar a solidão de Jesus ao sair do seio da Trindade e assumir a nossa carne. Ver o modo como ele foi acolhido por Maria e José, a alegria familiar na casa de Nazaré. Posso sentir o consolo da infância de Jesus, o amor e a alegria que que ele viveu como criança; sentir o amor que ele recebeu nesse tempo de preparação para a solidão futura.
     Ao sair de sua casa em Nazaré, no início de sua vida pública, Jesus abraçou a solidão da sua missão, da incompreensão dos homens, até mesmo dos seus discípulos, e a solidão de cada pessoa humana. Ele tomou sobre si não só nossos pecados, mas também nossas dores e nossa solidão (cf.Is 53,4). Mas Ele nunca estava só: “Pois está chegando a hora, e ela já veio, em que vos dispersareis, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinhos. Mas eu não estou sozinho, porque o Pai está comigo”  (Jo 16,32).
      Ao unir minha solidão com a solidão de Jesus o Espírito Santo quer me levar a viver como Ele viveu. Aceitar a solidão da minha vida, da minha história; assumir na oração, por compaixão, a solidão dos meus irmãos. Fazer, como Jesus, a experiência de que nunca estou só. O Pai, Jesus e o Espírito Santo sempre estão comigo. Não ter medo da solidão, não rejeitá-la, mas abraçá-la como Jesus a abraçou, e através dela chegar a luz e a vida. E assim, me tornar mais humana. Para isso é preciso permitir que o Senhor me cure interiormente dos apegos e dos desejos desordenados, e caminhar com os dois pés assumindo a responsabilidade por minha vida e minha história.
Oremos juntos:
Senhor Jesus, que por sua vida, morte e ressurreição regeneras o ser humano, recrias a criação. Eu me apresento a Ti com minha imagem original ferida, desfigurada pelo pecado. Cura-me Senhor, no corpo e na alma. Toca-me, ó Cristo ressuscitado, e faz de mim criatura nova. Que ao olhar para mim o Pai possa ver os traços do seu Filho, o primogênito de uma multidão de irmãos. Por ti Jesus, ofereço minha vida ao Pai, pelo Espírito Santo. Quero viver em vós, venha morar em mim, meu senhor e meu Deus. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário