E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O JARDIM FECHADO

“És um jardim fechado, minha irmã e minha noiva, um jardim fechado, uma fonte selada”.  (Ct 4,12)
      Um jardim fechado é um lugar reservado, cercado de muros ou como um jardim interno com a casa construida em volta, como se costumava fazer em algumas casas coloniais e mosteiros. Um lugar que convida ao recolhimento porque os olhos não ficam divagando na amplidão do horizonte. Mas apesar do jardim ter o espaço cercado lá não nos sentimos presos porque há grande variedade de plantas, flores e cores. Lá os passarinhos podem vir cantar ou até mesmo fazer seus ninhos e o beija-flor vem colher o doce nectar.
     Um jardim fechado é o contrário da amplidão dos lugares abertos onde nossos olhos vêem longe, mas geralmente não vêem nada em particular e se os olhos se detem em alguma coisa ela está fora do nosso alcance. Não podemos tocar, cheirar... não faz parte da realidade da nossa vida. Na amplidão do horizonte tudo se torna longe e nossa alma encontra o vazio e  o desejo por algo que não podemos ter.
     Nossa alma anseia por um jardim fechado - o paraiso perdido ou o jardim onde Maria Madalena encontrou o Senhor Jesus no domingo da ressurreição - onde poderemos encontrar o Criador, o Salvador, o Consolador, na experiência de um amor que sacia. Um amor que preenche o nosso ser, que devolve nossa identidade, que nos revela quem somos. Um amor que responde às nossas inquietações e indagações, um amor que nos faz sentir-se em casa, um amor que nos recria.
     Existe um jardim fechado. Sabe onde ele está? As vezes procuramos pela vida afora em tantos lugares e tantas coisas que acabamos mais confusos e perdidos. As vezes o procuramos mesmo sem ter muita consciência do que queremos, só percebemos a inquietação em nossa alma, o gosto amargo na boca, a frustração do sentimento de algo perdido que buscamos, mas ainda não encontramos. E assim vamos rolando pela vida como uma pedra no riacho. Muitos passam a vida inteira assim. Numa vida vazia de sentido, numa busca vã de preencher , de responder aos desejos mais profundos do seu coração na acumulação de coisas materiais, títulos, fama, poder, ou ainda na bebida, droga ou sexo.
    Sabe onde está o jardim fechado?  Ele está dentro do seu coração. E só o encontraremos se tivermos coragem de retirar os entulhos que fomos acumulando ao longo da vida. Se ousarmos ir além da estreiteza de nossos limites, condicionamentos, preconceitos... Só o encontraremos se desejarmos voltar para casa e encontrarmos Aquele que buscamos mesmo sem saber, encontrarmos o Amor, sermos chamados pelo nome amorosamente. O jardim fechado está no mais profundo do nosso coração. Ali brota a fonte da vida que jorra para a vida eterna.


"O Senhor te guiará continuamente e nas regiões áridas te saciará; renovará teu vigor, e serás como um jardim bem regado, um manancial, cujas águas jamais se esgotam”. (Is 58,11)

Um comentário: