E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

UM CORAÇÃO ABERTO

“Uma delas, chamada Lidia, era comerciante de púrpura, originária da cidade de Tiatira, que já adorava a Deus. Ela era toda ouvidos; pois o Senhor abrira-lhe o coração para torná-la atenta às palavras de Paulo. Depois que recebeu o batismo, ela e sua casa, convidou-nos nesses termos: ‘Visto julgardes que eu creio no Senhor, vinde hospedar-vos na minha casa’. E ela os forçou a aceitar” (At 16,14-15).

       Ter um coração aberto é um dom, uma graça de Deus, mas para dar fruto requer uma disposição de nossa parte. Se o dom é de Deus a decisão de  receber a graça, abandonar o meu velho modo de vida e abrir a porta do meu coração para o Senhor, é minha. Sempre me questiono porque em um retiro ou na missa, muitas pessoas ouvem a mesma mensagem, o mesmo anúncio, e uma é tocada pelo amor do Pai, a salvação em Jesus e o dom do Espírito Santo, mas outras pessoas que ouviram o mesmo anúncio ficam indiferentes, seguem com sua vida e nada muda.

         Depois de uma experiência de Deus o Espírito Santo nos leva ao caminho de conversão que consiste em, pouco a pouco,  aceitar o “jugo suave e o fardo leve” do Senhor, em permitir que Ele alargue o meu coração e o meu olhar sobre o mundo, quebre os meus paradigmas, transforme os meus projetos e isto, dependendo dos meus apegos,  pode ser doloroso.  Viver a vida nova é deixar-se conduzir pelo Espírito de Jesus  permitindo que Ele mude meus planos e a minha vida, me levando por caminhos que eu não iria por vontade própria, mas vou por obediência. É permitir que o Senhor me dê um pouco do seu olhar e seu sentir sobre as pessoas, a vida e o mundo.

        Mas quando dou o meu sim para a graça eu posso, como Lídia, ser um instrumento nas mãos do Senhor, permitindo que Ele realize sua obra em mim e através de mim. Então percebo que encontrei o verdadeiro sentido da vida, do amor, da paz e alegria de viver. Realizo o sonho de Deus para mim e coopero para que a salvação chegue aos confins da terra.

         O maior exemplo de coração aberto para Deus  é a Virgem Maria que pode ser cheia de graça porque estava vazia de si: “Salve, agraciada, o Senhor é contigo: bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1,28). E correspondeu a Deus vivendo  plenamente a obediência da fé: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Me lembro de uma pessoa que dizia que quando o Espírito Santo encontra um coração aberto como o de Maria se precipita alegremente sobre ele enchendo-do da graça de Deus.

Oremos juntos:

Ó doce Espírito Santo, força de Deus, amor do Pai e do Filho; vós que vos alegrais ao encontrar um coração aberto para  receber a graça. Espírito de Amor, que gerastes Jesus no ventre de Maria, vem gerar Jesus em mim; dá-me a graça de um coração sempre aberto, disposto à obediência da fé. Faz com que eu seja portadora do Verbo no mundo, no cotidiano da vida. Ó Espírito Santo, amor pleno, penetre no mais profundo do meu ser e cure o que está ferido, regue o que está seco, amoleça o que está duro, abra mais e mais o meu coração para vós. Realize em mim e através de mim o projeto de amor e salvação do Pai. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário