E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

VIVER COM ALEGRIA





“Anda, come teu pão com alegria e bebe contente teu vinho, porque Deus se agrada de suas obras” (Ecl 9,7).





        Este texto do livro do Eclesiastes trás o convite para vivermos com alegria e a razão para isso. Primeiro, para vivermos com alegria precisamos reconhecer que a  vida é dom de Deus e por isso devemos ter respeito por ela, reconhecendo que a vida não me pertence, ela pertence a Deus e me foi dada como presente. Quando reconhecemos isso ficamos livres para saborear a vida com alegria.

       Mas diante de tantos apelos e vozes do mundo dizendo como aproveitar a vida, facilmente podemos nos enganar e tomar um caminho errado. Então, precisamos responder à pergunta: O que é saborear a vida? Em primeiro lugar é realizar o sonho que  Deus sonhou para mim ao me criar: “Senhor,  fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti” (S. Agostinho). Tudo o mais vem por acréscimo (Mt 6,33). Quando ouvimos a voz do Senhor e o seguimos empenhamos  toda nossa vontade em descobrir o sonho de Deus para nós, procurando tirar os enganos do coração. Isto é conversão. A palavra do Eclesiastes convida a abandonar-me inteiramente ao Senhor, vivendo o momento presente sem querer reter nada, pois tudo passa.

     O segundo movimento é a razão de vivermos com alegria: ...”Deus se agrada de suas obras”. Para isso precisamos discernir a voz do Senhor da voz do mundo e da voz do inimigo que procuram nos desviar do sonho de Deus. A voz do mundo sempre nos convida a viver sem responsabilidade, sem pensarmos nas consequências de nossos atos, em ir atrás de falsos profetas. A voz do inimigo nos leva ao pecado, ao afastamento de Deus: “O ladrão só aparece para roubar, matar e levar à perdição” (Jo 10,10). Pessoas e situações, as vezes encantadoras, imprudentes, sedutoras, vem com aparência de bem ou inofensivas, mas é um mal e quer nos afastar do sonho de Deus e nos fazer perder a graça.

       Podemos imaginar que temos diante de nós duas portas. Uma está aberta e por ela entra a luz do sol; através dela eu vejo um jardim com flores, borboletas, passarinhos, uma fonte de água... e além do jardim um campo aberto muito verde, com árvores, montanhas e vales, um lugar cheio de vida e alegria. A outra porta está fechada, mas se eu quiser posso abri-la. Por ela entrará o desejo de poder, o consumismo, o apego, a angústia, a amargura, a tristeza, a raiva, o ressentimento, a mágoa, a doença da alma, do espírito, do corpo... entrará o pecado que rouba a vida e amizade com Deus.

Peçamos o socorro de Deus:

 Vem Espírito Santo, Senhor que dá a vida,
 dá-me o dom do discernimento dos espíritos,
 para que eu reconheça a voz de Jesus Bom Pastor,
 e, reconhecendo, abra a porta do meu coração para Ele.
Ó Espírito da Verdade,
dá-me a graça de reconhecer  também a voz do mundo
e a voz do inimigo, do sedutor,
disfarçado em tantas situações.
e dá-me força de fechar para ele a porta da minha vida.
Amém.

Um comentário:

  1. Maravilhosa mensagem!!
    Paulo aos Filipenses disse: "Alegrai-vos no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos" (4:4).
    Para mim este versículo diz que a nossa alegria só é verdadeira e completa no Senhor, quando estamos com Ele e vivendo de acordo com os Seus propósitos.

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir