E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 30 de julho de 2011

A ESPERANÇA

        “E a esperança não engana, pois o amor de Deus se derramou em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado”. (Rm 5,5).

    Num mundo cheio de tantas discórdias, violência e guerras, onde somos bombardeados a todo momento com más notícias, muitas vezes somos atacados pela desesperança. Você talvez já tenha dito ou pensado: esta ou aquela situação não tem mais jeito. Vendo diariamente tantas coisas ruir em nossa sociedade, ficamos inseguros e percebemos que o medo muitas vezes se tornou nossa companhia constante. Na vida pessoal vivemos relações descartáveis e nos perguntamos se podemos confiar em alguém. Com o medo vem a ansiedade, a agressividade, e, em tal situação, tantos sofrem com a depressão.

    Diante desse quadro nos voltamos para a Palavra de Deus que nos diz: “a esperança não engana,...”.  E não engana porque sua base é o próprio Espírito de Deus que enche o universo.  E nos garante que não precisamos ter medo porque não estamos sós.

     Mas vezes não sabemos esperar, pois colocamos nossa esperança em algo ou em alguém, ou ainda na mudança de uma situação. Neste caso a esperança pode ser falsa, ilusória. Como viver a esperança? Como ser portador da esperança? Em quem esperar? 

    Esperamos e confiamos no amor de Deus. Deus me ama, Deus te ama. Esta é a razão da nossa esperança. Tanto nos ama que nos deu o Espírito Santo – o amor do Pai e do Filho – que habita no mais profundo do nosso ser. Nossa alma é morada de Deus, sacrário do Deus vivo. Eis a razão da nossa esperança! Se Deus nos ama assim como não nos dará tudo o que precisamos? Não tudo o que queremos, mas tudo o que precisamos.

    Para alcançar o que esperamos precisamos fazer o exercício de nos desprender do objeto esperado. Quando nos desapegamos do que desejamos – e as vezes desejamos tão ardentemente que ficamos cegos – e colocamos a esperança em Deus que nos ama, nossa esperança será frutuosa e o coração ficará cheio de paz.

   Hoje como nunca encontramos pessoas com depressão. Ela desgasta as forças, trazendo um grande cansaço de viver. A esperança é uma força na depressão e coopera na sua cura. Mesmo no vale escuro da depressão levante seu olhar para Deus, mesmo se não conseguir falar nada com Ele. A  esperança que é derramada em seu coração é o sinal de que o Senhor  caminha com você pelo vale escuro.

      Senhor Jesus, hoje,  eu tomo posse  dessa Palavra: “a esperança não engana”. Liberta-me, Senhor, da desesperança. Por misericórdia, cure a tristeza, a melancolia, a depressão, que vem me abater. Renove em mim a força vital, a alegria de viver. Mesmo quando passo  “pelo vale da sombra da morte”, dá-me o dom da fé, a graça de crer que o Senhor está comigo. Ó divino Espírito Santo, penhor da nossa esperança, encha-nos do amor de Deus. Amém.

Um comentário:

  1. Diante de adversidades e desesperança façamos nossas as palavras de Jeremias que diante de aflições rogou:
    "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21

    Ontem assisti um filme, "O Ritual" com Antony Hopkins, que duas frases me marcaram:
    "Você não está sozinho" e " A Fé transforma"

    Não quero fazer propaganda do filme e embora o tema seja bem polêmico, sua mensagem é pertinente aos dias atuais.

    É maravilhoso saber que "Deus está conosco Sempre".

    Abraços,
    Karine

    ResponderExcluir