E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 20 de agosto de 2011

A CURA INTERIOR



“Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele crer não morra mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

       A base da oração de cura - física, emocional e espiritual - é que Deus nos amou primeiro. Por isto podemos apresentar, com confiança, a Ele nossas feridas, nossas dores, na certeza que Ele se compadece de nós: “Ao desembarcar, viu uma grande multidão de povo e, sentindo compaixão, curou os seus enfermos” (Mt 14,14). Deus nos cura porque nos ama e o mal maior da humanidade é o desamor, a experiência de não ser aceito, não ser amado, como nos fala Madre Teresa de Calcutá: “A mais terrível pobreza é a solidão e o sentimento de não ser amado. A maior doença hoje não é a lepra ou a tuberculose ou aids, é, antes, o sentimento de não ser desejado”.

        Os traumas são feridas emocionais profundas as vezes mais dolorosas que feridas físicas, pois, quem sofre por causa de traumas muitas vezes experimenta que não há remédio para sua dor. Em tal situação muitos fogem para os vícios numa tentativa de entorpecer a dor, outros ficam na alienação, na fuga da realidade ou ainda buscam refúgio na depressão.

       Os traumas afetam a memória, a vontade e a liberdade. Afeta a memória pois quando estamos sob o domínio de uma experiência traumática, tudo o que lembramos da infância por exemplo, lembramos sob ótica da experiência dolorosa vivida. Afeta a vontade porque nossa ação, a decisão de fazer isto ou aquilo, e até a coragem e força para buscar o próprio desenvolvimento é influenciado pela dor interna que muitas vezes nos incapacita. Diante de tal quadro é fácil perceber como afeta a liberdade, ficamos condicionados e nos acostumamos a viver dominados pela dor que nos leva a acreditar que não temos saída. E para fugir da dor podemos ser levados aos vícios como a dependência quimica, a desordens e desvios sexuais, à depressão, à comportamentos autodestrutivos, e até ao suicídio. 

  • ·         Os traumas podem ser herdados – por exemplo uma mãe que tem pavor de água passar para os filhos o mesmo medo.
  • ·         Passados – algo que nos aconteceu desde o ventre materno. 
  • ·         Recentes ou presentes – algo que estamos vivendo ou vivemos recentemente.

       Podemos ver que todos precisamos de cura interior, uns mais outros menos. A boa notícia é que o Senhor sempre quer nos curar: “Aproximemo-nos, pois, com confiança do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio no tempo oportuno” (Hb 4,16). É Jesus que cura! Podemos abrir sem reservas as feridas dolorosas da alma e permitir que Jesus as  toque e cure. Unindo nossa dor com a vida de Jesus permitimos que Ele transforme nossas feridas de dor em feridas de amor.

        Jesus, vem caminhar comigo na história da minha vida desde o momento em que eu fui gerado no ventre materno. Eu sei, Senhor, que tudo o que me aconteceu está diante dos teus olhos e para o Senhor todo o tempo é presente, minha vida é um grande hoje diante de vós. Jesus, eu tenho conhecimento de algumas coisas que me aconteceram, outras eu desconheço mas todas estão gravadas em minha memória e continuam influenciando a minha vida.  Por isto te peço, Senhor, cure agora todo registro do meu inconsciente. Toda e qualquer experiencia traumática registrada em minha memória e meu sistema nervoso. Te apresento, Senhor, se corri o risco de morrer, se houve ameaça de aborto; as doenças, o estado emocional e situação de vida dos meus pais quando fui gerado; as dificuldades que vivi no momento do nascimento, o medo, a insegurança, o complexo de inferioridade por não ser aceito e amado como eu precisava. Cura-me, Senhor. Dá-me, Jesus, aquele abraço amoroso que as vezes me faltou. Que eu possa ouvir por Ti a voz do Pai que me diz: “Tu és o meu Filho amado, de ti eu me agrado” (Mc 1,11). Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário