E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 27 de agosto de 2011

A CURA PELO PERDÃO


 "Perdoa-nos nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam"  (Mt 6,12).

       Seja qual for a raiz do trauma o perdão sempre é fonte de cura. Em primeiro lugar pedir perdão a Deus pois somos pecadores e o pecado que cometemos nos fere profundamente. Fere nossa alma, pois nos afasta de Deus, e fere o nosso corpo sendo muitas vezes causa direta ou indireta de doenças físicas e emocionais.

       Outra face importante do perdão é aquele que precisamos dar a nós mesmos. É muito comum encontrarmos pessoas que acham mais fácil perdoar aos outros do que perdoar a si mesmo. Mas o perdão a si mesmo é necessário para experimentarmos a misericórdia de Deus e precisamos fazer as pazes conosco mesmo.

       Depois precisamos perdoar a quem nos ofendeu. Não se trata aqui de fazer de conta que não houve ofensa. Para dar o perdão preciso reconhecer que fui ofendido, que aquele mal me foi feito.  Se um mal me foi feito quem me fez o mal me deve alguma coisa. O perdão vem quando decidimos rasgar o título da dívida que temos contra o outro, reconhecendo que aquela pessoa não tem com o que nos pagar. Como ele não tem com o que me pagar eu também não tenho com o que pagar o mal que fiz àqueles a quem ofendi. O circulo do amor e do perdão se fecha quando também reconheço que preciso do perdão de quem ofendi. Preciso reconhecer que aquela pessoa a quem eu ofendi também tem um título de dívida contra mim e eu não tenho com o que pagar. É importante repararmos o mal cometido, mas quem pode pagar pelo mal feito a outrem? Perdoar também é um processo. As vezes a ferida é muito profunda sendo necessário um tratamento continuado com oração de perdão.

      Jesus, eu me coloco aos pés da tua cruz e em teu nome e pelo poder do teu sangue, trago aqui comigo todas as pessoas que me ofenderam, trairam, caluniaram e até atentaram contra minha vida. O Senhor perdoou aqueles que o crucificavam pedindo ao Pai por eles porque não sabiam o que faziam. Olhando para o Senhor eu abro mão da raiva e do desejo de vingança e humildemente reconheço que muitas vezes quem me ofendeu não sabia o que fazia. Aos pés da tua cruz, Jesus, eu rasgo agora o título da dívida que eu guardava contra essas pessoas. Eu as perdoo em teu nome, Senhor.

     Trago agora em tua presença aquelas a quem eu ofendi, a quem  fiz mal de alguma forma. E humildemente peço perdão pelo mal que eu lhes fiz. Aqui aos pés da cruz percebo que há lugar para todas e peço Senhor a graça de incluir todas essas pessoas – as que eu ofendi e as que me ofenderam – no meu coração. Que o Senhor as abençoe e lhes dê sua paz. Encha Jesus o meu coração do seu amor, do Espírito Santo consolador, me libertando de toda e qualquer mágoa e ressentimento. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário