E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 7 de agosto de 2011

O RIO DA VIDA


       “Não te envergonhes de confessar os teus pecados, não resistas à correnteza do rio”  (Eclo 4,26).

        Não resistir à correnteza do rio quer dizer não me opor ao rio da vida que me leva muitas vezes por onde não quero ir. Existem algumas situações na vida diante das quais é inutil lutar, seria como lutar contra a correnteza de um rio. Como não posso parar a correnteza do rio não posso deter o rio da vida com tudo o que ela me traz de bom ou ruim, preciso entregar-me e deixar que ele me conduza para o mar que é Deus.

        Mas não podemos simplesmente nos entregar e viver sem lutar por algo melhor, por dias melhores. Contra algumas coisas devo lutar, diante de outras preciso reconhecer que só me resta aceitar e me adaptar procurando, com a graça de Deus, tirar o melhor do que a vida me traz. Para distinguir entre umas e outras preciso do socorro do alto, do discernimento, da sabedoria do Espírito Santo. 

    Há situações em em que me opor à correnteza do rio é lutar por uma vida melhor, e em outras opor-me é um ato de pura rebeldia. Por exemplo, lutar para sair de uma situação de pecado, de um vício, de uma dependência emocional que me escraviza, lutar para melhorar de vida, melhorar a saúde, estudar, procurar um trabalho melhor para sair de uma situação de pobreza, é necessário para nos realizarmos como pessoa. Mas não adianta nos rebelarmos diante de uma doença genética, contra o temperamento – que pode ser melhorado, mas não mudado -  ou os anos que passam trazendo novas fases da vida, nem diante das decisões que uma pessoa próxima a nós toma e que nos atinge, e muito menos diante da morte. Diante destes e de outros fatos semelhantes preciso acolher a realidade e adaptar-me para viver feliz. Se fugir diante de situações semelhantes só aumentarei meu sofrimento e frustração.

       A sabedoria está em acolher a minha realidade permitindo que o Senhor entre nela e me ensine a viver, sem ficar reclamando das coisas que eu não posso mudar, ficando amarga e endurecendo o meu coração. Permitir que o Senhor me ensine a saborear a vida, e na minha realidade encontrarei  alegria e esperança, pois Jesus prometeu: “Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”! (Jo 16,33).

       Senhor Jesus, muitas vezes tenho medo da realidade e a rejeito porque ela me faz ver minha pequenez e meus limites. Tantas vezes fuji para não vivê-la intensamente. Mas hoje, Senhor, eu quero, junto contigo, acolher a minha realidade, deixar de me opor à correnteza do rio. Senhor, cura  a criança em mim que se sente desprotegida e tem medo.  Sei, pela fé, que o Senhor está comigo e me fará descobrir tesouros ocultos em meu interior e em minha vida.  Tesouros que só encontrarei acolhendo a minha realidade. Vinde Espírito Santo, dá-me discernimento e sabedoria para bem viver. Amém.

Um comentário:

  1. As palavras de encorajamento de Deus para Josué diante dos momentos difíceis que ele passava após a morte de Moisés é pertinente a nós diante das adversidades.
    Nos primeiros versículos do livro de Josué, Deus repete por pelo menos três vezes "Sê forte e corajoso" (vers. 6, 7 e 9) e ainda afirma "assim serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei" (vers.5).
    No vers. 9 enfatiza:
    "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares".

    Senhor, ajuda-nos a sermos fortes e corajosos.
    Amém.

    ResponderExcluir