E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A FIGUEIRA E A OLIVEIRA

     “Ao voltar à cidade de manhã cedo, sentiu fome. Viu uma figueira perto do caminho, foi até ela, mas não achou nada a não ser folhas. Então lhe disse: ‘Jamais nasça fruto de ti’. E a figueira secou imediatamente” (Mt 21,18-19).

     Triste é a situação da figueira sem frutos. Quem planta uma árvore frutífera espera colher dela muitos e saborosos frutos. Se isso não acontece fica frustrado na sua esperança e pensa logo em arrancá-la.

     Jesus chama a nossa atenção para cuidarmos de não sermos estéreis como essa figueira. E isso pode acontecer conosco se nossa prática religiosa for de muito aparato, até barulhenta e ostensiva, mas não produzir frutos de amor para o Reino de Deus. O que Jesus buscava na figueira era frutos para matar sua fome. Ele tem fome de nós, pois nos ama, e busca em nós os frutos do Espírito Santo: amor,alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, mansidão, autodomínio (Gl 5,22). Se produzimos esses frutos o Reino de Deus cresce, e há alimento espiritual na Igreja e no mundo. Se não os produzimos nossa fé é vã, podemos ser arrancados pelo Senhor.

      “Quanto a mim, qual oliveira verdejante na casa de Deus, confio na bondade divina para todo o sempre” (Sl 52(51),10).

 Ao contrário da figueira sem frutos, como é reconfortante a imagem da oliveira verdejante! Ela é fecunda e sempre produz fruto. Mesmo se tarda a chuva e os ventos a maltratam, produz frutos bons que dão fino azeite. O vigor da oliveira vem de suas raízes e percorre toda a planta.

Pés de oliveira - Fátima - Portugal
Em nós esta seiva é a graça de Deus. Quando estou enraizada nele sua graça vem do mais profundo do meu ser  e fecunda toda minha vida – pensamentos, sentimentos, ações, relacionamentos. Sua graça é a força vital que me cura, dá alegria de viver e servir. Como oliveira verdejante posso dar frutos mesmo em tempo de seca ou tempestade.

Oremos juntos:

Obrigada Senhor, por seu amor e misericórdia que me envolve no abraço do Pai, Abbá.
Obrigada pelo dom do Espírito Santo, seiva fecunda que irriga a minha vida!
Jesus, eu me entrego com confiança em  tuas mãos.
Senhor, que na minha fraqueza brilhe a tua luz e cresça o teu poder.
Vinde Espírito Santo, habitar no meu templo interior e gerar em mim um coração de filha.
Dá-me, Senhor, pureza de coração;
santidade no olhar;
bondade nas ações.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário