E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 18 de dezembro de 2011

AGRADAR A DEUS


“Tornou-se agradável a Deus e foi por ele amado” (Sb 4,10).

      Este texto do livro da Sabedoria fala da recompensa do justo. Ele não precisa de uma vida longa pois pode correr sua corrida em pouco tempo. O justo manifesta a presença de Deus neste mundo, e é difícil aceitarmos sua morte. Diz o livro da Sabedoria que a morte prematura do justo o livra de muitos perigos, especialmente o perigo de se afastar de Deus e perder a graça numa vida longa: “Foi arrebatado para que a malícia não lhe pervertesse a consciência nem a perfídia lhe seduzisse a alma” (Sb 4,11). Mas vamos meditar em como podemos nos tornar agradáveis a Deus.

      Deus, o autor da vida, nos criou por amor e para o amor. Ao nos gerar no ventre materno se agradou de nós, nos olhou com amor, e esse olhar de amor foi que nos deu a vida. Podemos ter a certeza que ao nos olhar Ele disse: “Tu és o meu Filho amado, de ti eu me agrado” (Mc 1,11). Cada pessoa quando nasce é agradável a Deus. Desde a pessoa mais amada e esperada da terra até a mais pobre e abandonada deste mundo.

        Mas a triste realidade é que ao longo da vida - uns mais outros menos -  nos afastamos de Deus. E para sermos agradáveis a Ele precisamos retomar o caminho, purificar a mente e o coração e ter ações que agradem a Deus. Então, não apenas saberemos, mas experimentaremos, que somos por Ele amados. Os dois amores se encontrarão: o amor de Deus que incansavelmente me busca e o amor de quem se deixa encontrar.

       Muitas vezes só nos deixamos alcançar pelo seu amor quando reconhecemos o nosso limite. Só quem faz a experiência do limite de sua pequenez pode gritar a Deus por socorro, reconhecendo que só tem Jesus. Não apenas na atual situação da vida, mas se dá conta de que durante toda a sua vida, seu único apoio foi o Senhor. Reconhece que agrada a Deus  quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo. O Senhor certamente ouve o grito de socorro, e agrada a Deus quem assim por Ele clama.

“E os que conhecem teu nome confiam em ti, porque tu, Senhor, não abandonas os que te procuram”  (Sl 9,11).

À sombra de vossas asas eu me refugio, meu Deus, meu Senhor. Vós sois o meu porto seguro, minha alegria, meu eterno amor. Vós sois meu lar, minha casa, meu abrigo, meu amigo. Aumente em mim o amor e a confiança em vós. Dá-me a graça de ser fiel à aliança que o Senhor realizou conosco em Jesus Cristo. Renova em mim, pelo dom do Espírito Santo, as graças do batismo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário