E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A FONTE DA PALAVRA


“Oh! Vós todos que tendes sede, vinde às águas! Mesmo que não tenhais dinheiro, vinde! Comprai cereais e comei! Mesmo sem dinheiro ou pagamento, vinde beber vinho e leite” (Is 55,1).


     O ser humano é sedento por natureza. Estamos sempre inquietos; esta inquietude nos faz perceber que dentro de nós há uma sede, um desejo de ir além. Mas, apesar dos nosso esforço, percebemos que não podemos saciar esta sede apenas com as nossas forças. Nosso limite é estreito e nossa alma é tão ampla... As vezes nos enganamos e buscamos nos saciar em águas poluídas que não matam nossa sede, e pior, nos fazem adoecer, nos trazem a morte. Buscamos nos saciar no consumismo, no individualismo, na alienação e em todos os vícios. Coisas que muitas vezes adquirem um poder sobre nós e às quais prestamos um culto de idolatria, nos escravizam e nos afastam de Deus.

     Mas a voz do Senhor ecoa sempre, suave, mas profundamente, em nosso espírito. Nos convidando à fonte inesgotável que nos cura, nos perdoa, e nos faz experimentar a verdadeira vida. A fonte das águas é a Palavra de Deus, ela é o alimento gratuito que nos alimenta, conforta e cura. Podemos beber dessa água na leitura orante da Bíblia.

      Como fazer a leitura orante? Primeiramente pedir ao Espírito Santo que fecunde o seu coração para que ele se torne uma terra boa onde a semente da Palavra possa dar frutos “cem por um” (cf.Mt 13,8).

·         Ler     ler um texto escolhido da Bíblia. Reler o texto com atenção parando em uma palavra ou versículo que mais te tocar.

            Meditar o texto e o contexto – em que época e para quem para quem foi escrito. E aplicar na vida: o que diz o texto para você? Como ele se aplica no que você está vivendo hoje?

·         Orar com o texto – pedir, louvar, agradecer a Deus a inspiração, a resposta que Ele te deu. Perceber os movimentos da alma: como estava... como estou...

·         Contemplar: fechar os olhos, silenciar, deixar que o Espírito Santo aja profundamente em sua alma e seu coração, te transforme, te cure, segundo a Palavra orada.

E a Palavra se fez carne...”   Escolha um versículo para ruminar durante o dia, deixando que a Palavra se faça carne nas suas ações, no seu pensar e sentir. Pouco a pouco sua vida será transformada pela Palavra de Deus.

Oremos juntos:

       Senhor, tenho sede! E se tenho sede é porque o Senhor tem sede de mim. Sacia a minha sede com a água viva da sua Palavra. Vem Espírito Santo, vem amigo, fazer jorrar no solo árido do meu coração uma fonte perene que  me sacia. Senhor, renova a minha vida, purifica o meu coração, santifica-me, dá-me um coração fiel a Jesus, um coração manso e humilde, um coração que ama. Cura-me de toda carência, solidão, angústia e medo. Que a sua luz expulse da minha vida a noite do pecado e as trevas da incredulidade. Assim, meu coração será uma terra bem regada e já não mais terei sede. Vinde, Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário