E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

REJEIÇÃO E ACOLHIMENTO


“Se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me acolherá”  (Sl 27(26),10).

       A experiência da rejeição, do abandono, é a mais dolorosa para o ser humano. A experiência de ser rejeitado ainda no ventre materno e na primeira infancia marcam a pessoa por toda vida. É comum a quem viveu esta experiência lutar com complexo de inferioridade e baixa auto-estima – não reconhecendo o seu valor. À esta experiência de rejeição durante a gestação e nos primeiros anos de vida vão se somando outras rejeições e abandonos  ao longo da vida, o que pode fazer a pessoa se fixar no desamor (rejeição é desamor). E em todos os seus relacionamentos e empreendimentos a precede o desamor, a expectativa da rejeição.

       São muitas as causas da rejeição e não vou enumerá-las todas aqui. Mas a rejeição mais dolorosa é a tentativa de aborto, quando o feto experimenta que quem devia proteger sua vida, quem ele confia, de quem depende, quer matá-lo. A rejeição acontece também quando os pais biológicos abandonam o filho, o dão para adoção ou quando a criança não é do sexo desejado pelos pais ou ainda quando a criança não é aceita pelo seu jeito diferente de ser e não corresponde às expectativas dos pais. Ou quando é sempre comparada com outro irmão ou amiguinho.

        A cura profunda da rejeição só acontece no amor de Deus. Quando experimentamos que Deus nos ama como somos e como estamos. As vezes as marcas de rejeição são tão profundas que é difícil acreditar no amor de Deus e deixar-se amar por Ele. Mas o que o Senhor nos pede é que nos abandonemos em seu colo amoroso, como uma criança adormecida no colo de seu pai ou mãe. Nosso desafio é permanecer e ouvir a voz de Deus Pai/Mãe e deixar-se amar, pois quando fomos muito feridos pelo desamor ficamos inquietos e dispersivos, queremos sempre fugir. É na experiência do amor de Deus Pai/Mãe que conseguimos nos abrir para o amor humano que nos é oferecido.

“Mas Sião reclama: o Senhor me abandonou, meu Deus me esqueceu! Pode uma mulher esquecer seu bebê, deixar de querer bem ao filho de suas entranhas? Mesmo que alguma esquecesse, eu não te esqueceria!” (Is 49,14-15).

       Senhor, meu Pai, em teu Filho Jesus e pelo Espírito Santo, cura-me no seu amor. Que cada célula do meu corpo seja renovada agora o seu amor. Que os meus ossos sejam fortalecidos no seu amor. Que todas as áreas do meu cerebro sejam banhadas na luz do seu amor. O Senhor me teceu no seio materno, me chamou à vida, me acolheu com amor infinito. Todo amor que existe no mundo esteve e está à minha disposição. Rompa, meu Pai, a barreira do desamor em mim. Cura-me da rejeição, do abandono, medo, mágoa, ressentimento e raiva, que esta experiência me causou. Meu coração se endureceu pelo desamor, amoleça-o no seu amor de Pai. Vá nas profundezas do meu ser, onde eu não posso ir, e regenera a minha vida no seu amor. Amém.

Um comentário: