E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ALÉM DA SOLIDÃO

Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai misericordioso e Deus de toda consolação. Ele nos conforta em todas as aflições, para podermos consolar todos os aflitos com o consolo que nós mesmos recebemos de Deus” (2Cor 1,3-4).

      As vezes a vida nos confronta, confronta nossos sonhos, projetos e desejos mais profundos em tempos de mudanças, perdas, desapegos... ou simplesmente no cansaço do passo mantido na rotina do dia a dia.

       Nestes momentos percebo que trago em mim esta realidade: gostaria de tocar o infinito, mas sou limitada. Desejo amar verdadeiramente, mas me deparo a todo momento com o desamor. Trago em mim o desejo de me realizar como pessoa, mas parece que a realização está sempre um pouco à frente. Por outro lado sei que nada do que é humano me é estranho. Trago em mim a vida e a morte, a dor e a alegria, a realização e a perda, a vitória e a derrota, os sonhos e desânimos, a coragem e o medo... A vida vai sendo tecida com coisas simples, pequenos gestos. E quando desço aos lugares mais escondidos dentro de mim é que vejo quem realmente sou, sem disfarces e ilusão, e encontro este paradoxo: a fraqueza e a força caminham de mãos dadas, são amigas, se completam, se reconhecem, se ajudam.

      Deus sempre nos chama a ir além, e para isso precisamos de solidão. Solidão. Solidão. O mundo hoje é um mundo solitário. As pessoas nunca estiveram tão sós. Mas não suportamos a solidão, sempre queremos fugir dela, e a fuga nos traz cansaço e stress. Sempre estamos buscando alguém ou algo que nos livre ou proteja da solidão. É tão difícil ficarmos sós porque a solidão nos despe, arranca as máscaras, e as vezes é terrivel ficar conosco mesmo.
 
       Mas se suportarmos a solidão, se formos além do deserto poderemos receber a solidão como amiga que nos faz descobrir novas realidades, novo modo de ver a vida. Ela nos leva a ter coragem para viver novos sonhos, assumir a realidade até chegar à plenitude.

      Se cremos no Senhor podemos estar sós, mas nunca sozinhos, pois na solidão há um fogo que arde sem consumir. O fogo purificador do amor do Pai que aquece e cura; no meio do fogo há a brisa suave do Espírito Santo, e o abraço acolhedor de Jesus que regenera nossa vida. Podemos experimentar bondade, amor, beleza, vida, luz...

Jesus, ajuda-me a ficar em silêncio diante de Ti.
Permitir que o Senhor entre nos lugares escuros da minha alma, e toque as feridas mais dolorosas e as cure.
Que o seu amor misericordioso envolva todo meu ser.
Jesus, com tuas mãos chagadas, retire um a um os espinhos da minha alma e meu coração.
Senhor, eu me entrego à tua consolação. 
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário