E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ANSIEDADE E PAZ


“Deixo-vos a paz, eu vos dou a minha paz. Eu vo-la dou não como o mundo a dá. Não fiqueis perturbados nem tenhais medo” (Jo 14, 27).

      Este versículo é um dos mais consoladores do Evangelho. Quantas pessoas já receberam a força e consolação do Senhor através dele. Jesus fala de algo que todo ser humano precisa para viver bem: paz e segurança. O medo gera a ansiedade e o remédio para a ansiedade é a paz. Jesus é a nossa paz! Veio nos reconciliar com Deus e pela reconciliação nos dar a paz.

      Percebemos que o mundo hoje é um lugar inseguro, e o fato de estarmos conectados a tudo o que acontece no mundo em tempo real aumenta a sensação de insegurança. Viver numa sociedade assim nos passa a mensagem de que estamos expostos, sem segurança temos mais medo, o medo aumenta a ansiedade – num circulo vicioso. 

       A ansiedade faz parte da natureza do ser humano. Posso controlar a ansiedade, mas não posso simplesmente arrancá-la de mim. Se deixo a ansiedade dominar ela pode me levar a uma corrida sem fim, ao stress, a depressão e a auto-destruição. Um pouco de ansiedade faz bem, me leva a sair da rotina, a me lançar em coisas novas e que de alguma forma me ajuda a não perder a motivação pela vida. Preciso identificar que tipo de ansiedade tem me dominado e fazê-la trabalhar a meu favor.

       Parar e olhar para a ansiedade que tenho dentro de mim pode me trazer muito desconforto. Mas preciso perceber como a ansiedade tem governado minha vida e me levado a fazer escolhas erradas. As vezes podemos reconhecer que há uma ansiedade presente no ambiente familiar - geralmente um ambiente de rigidez, medo, fechamento, que gera insegurança na criança e que carregamos durante toda a vida.

      Com o tratar o medo e ansiedade? Dependendo do grau de ansiedade podemos precisar de um tratamento clínico. Mas seja qual for o grau de ansiedade a oração ajuda muito. Quando  me coloco na presença do Senhor com toda a ansiedade que sinto, e experimento que Jesus é a rocha, a paz, a segurança, o Salvador, o Senhor, e que Ele nunca me abandona. E recebo a paz profunda que vem do fato de que sou aceita e amada, sou filha, estou em casa, que só Jesus pode me dar.

    Por favor, preste atenção a isto: o controle da ansiedade vem quando experimento que sou filha amada, aceita sem censura, sem condições, e nada, absolutamente nada, me separará do “amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 8,39).

      Senhor Jesus, entre neste lugar em minha mente que é governado pela ansiedade. Fala para as ondas deste mar revolto que sosseguem. Senhor, eu preciso de paz. Não de qualquer paz, mas da tua paz. Se em meu coração há um campo de batalha ou  se sinto medo e insegurança, Senhor, toma-me no colo, faça-me experimentar que tenho um Pai que me ama, me protege, me conforta, me liberta do medo. Senhor, acalme meus pensamentos e sentimentos. Entrego a vós minhas preocupações. Renuncio à necessidade de estar sempre no controle. Jesus, dá-me a tua paz. Assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário