E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

NASCER DE NOVO


“Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus’”  (Jo 3,3).

      Jesus nos fala que precisamos nascer de novo para sermos pessoas do reino. Quer dizer nascer pelo Espírito para Deus Pai. O processo de nascer de novo começa quando fazemos uma experiência, temos um encontro, com Cristo ressuscitado. E em Jesus experimentamos que somos filhos amados. É verdade, somos filhos de Deus, mas não temos ainda pensamentos, sentimentos e atitudes de filhos de Deus. Por isto precisamos nascer de novo.

     As atitudes do homem/mulher velhos – pecados, preconceitos, conceitos, cultura, modo de viver – estão inscritos profundamente em nós. Podemos mesmo dizer que estão em nosso DNA. Então, para nascermos de novo, Jesus nos dá o seu Espírito, o Espírito do Filho que clama em nós: “Abba, Pai” (Rm 8,15). A missão do Espírito Santo é trocar nosso coração de pedra por um coração de carne – quer dizer: um coração de filho (cf. Ez 36,26).

       Isso não é tarefa fácil! Envolve dor e sofrimento. O Espírito Santo geme em nós em sua ação de trocar nosso coração – desejando alargar o nosso coração para que haja nele espaço para Deus (cf. Rm 8, 26). E nós gememos com o Espírito e por causa da ação do Espírito. Porque a mudança, a transformação, a passagem de homens e mulheres naturais para espirituais – quer dizer: deixar de ver a vida com os olhos da carne e passar a ver com olhos sobrenaturais, conduzidos pelo Espírito de Jesus - implica dor. Nascer dói. Não lembramos do nosso nascimento, mas podemos imaginar que para uma criança, assim como para a mãe, o nascimento é difícil e doloroso, e geralmente marca toda nossa vida.

  Assim também o nascimento para Cristo, e por Cristo ao Pai, implica sofrimento, conversão, incompreensões, perseguições, mas da mesma forma que nos alegramos com o nascimento de uma criança, nascer de novo nos traz uma grande alegria - a alegria fruto do Espírito (cf. Gl 5,22).  Podemos nos entregar com confiança e sem medo à condução do Espírito Santo, pois Deus é fiel: “Sei em quem pus minha confiança...” (2Tm 1,12).

Oremos juntos:

Vinde Espírito Santo.
Vinde nos fazer nascer de novo. 
Precisamos nascer de novo porque os limites desta vida antiga são estreitos demais. 
Alargue, ó Espírito Santo, o meu coração. 
Dá-me um coração semelhante ao de Jesus. 
Um coração que anseia, que clama, pela comunhão com o Pai: Abba Pai.
Para isto transforme as áreas mais profundas do meu ser, principalmente aquelas endurecidas pela impiedade, resistentes à ação de Deus.
Liberta-me da escravidão do homem/mulher velho. 
Faz-me nascer de novo. 
Encha o meu coração do amor e da paz que só a comunhão com o Pai e a força do Ressuscitado pode me dar. 
Vinde, Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário