E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O CAMINHO ESTREITO



“Mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, voam nas alturas como as águias. Correm e não se fadigam, caminham e não se cansam” (Is 40,31).

         Todos nós ao olharmos para trás, certamente veremos que já passamos por caminhos pedregosos, estreitos, difíceis, perigosos... e que em muitos momentos só superamos algumas situações porque a amorosa mão do Senhor nos sustentou.

        Jesus diz àqueles que o querem seguir que o caminho é estreito (Mt 7,14), que sobe uma montanha, mas é um caminho seguro, pois o Senhor mesmo é o Caminho (Jo 14,6). Ele sempre nos anima a  prosseguir na subida, a não desanimar apesar do cansaço e do sol quente, do frio, dos ventos e da chuva. Ele renova as nossas forças e quando é necessário nos carrega no colo ou nos manda um cirineu nos ajudar a carregar a cruz (Mt 27,32).

       Este caminho é o caminho da vida que preciso fazer só, porque ninguém pode fazer por mim. Mas não é um caminho solitário, pois nele encontro pessoas que estão fazendo o seu próprio caminho e ao cruzarem comigo me animam. Neste encontro eu as ajudo e elas me ajudam a fazer seu próprio caminho. Além disso o Senhor nos proporciona pausas restauradoras. Essas pausas restauradoras podem ser o nascimento de uma criança na família, uma viagem, o encontro com alguém querido que há muito não víamos, o sentimento de voltar para casa, para sua terra, para a família... Para você o que é uma pausa restauradora? Você identifica pausas restauradoras em sua vida? Agradeçamos ao Senhor por elas. São presentes.

        As vezes o caminho fica mais difícil por causa do apego. Temos o hábito de colocar num grande saco todas as coisas que nos aconteceram. Colocamos as coisas boas porque gostariamos que fossem eternas. Colocamos também as coisas ruins que nos aconteceram conservando no coração a mágoa, ressentimento, raiva, a injustiça sofrida... E todos os dias abrimos esse saco e ficamos olhando o que tem dentro. Caminhamos pela vida arrastando este saco. Imagine-se caminhando por um caminho estreito que sobe e desce, que tem vários obstáculos como pedras e árvores, puxando este saco. Já imaginou? É assim o caminho da vida se o coração estiver apegado. Precisamos cortar o saco pois ele dá dor nas costas, calos nas mãos, sobrecarga nos joelhos...

Oremos juntos

       Senhor Jesus, livra-nos dos apegos. Livra-nos do sentimento de culpa, da angústia, melancolia... pelo que nos aconteceu no passado. Te entrego , Senhor, o apego ao fardo da minha vida.  Dá-me forças para cortar a corda que me prende a este fardo. Quero ser livre para voar nas alturas, nas asas do Espírito Santo. Senhor, recebo com o coração agradecido, teu amor, teu perdão, a cura das feridas, dos traumas e pecados. Dá-me a tua graça. Ela é o fardo leve que quero carregar todos os dias da minha vida. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário