E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O TOQUE DE JESUS



     “De repente, aproximou-se um leproso, prostrou-se diante dele e disse: ‘Senhor, se quiseres, podes limpar-me’. Jesus, estendendo a mão, tocou-o e disse: ‘Eu quero, fica limpo’”  (Mt 8,2-3).

        O toque de Jesus é o toque da misericórdia de Deus. Ó Pai, reconhecemos o seu grande amor manifestado em Jesus Cristo. E diante desse amor inclinamos nossa cabeça, dobramos os joelhos e adoramos, pois Deus está no meio de nós. Está no meio da humanidade frágil, pecadora. Mais do que isso: se fez um de nós. Não veio como um estranho, veio para o seu povo: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (Jo 1,11). Desde a origem fomos criados à imagem e semelhança de Deus e isto quer dizer: à imagem e semelhança do Filho, Jesus. Por isso Jesus veio para os seus semelhantes, igual a nós em tudo, com exceção do pecado (Hb 5,15).

       Irmãos, aqui está a causa da nossa alegria mesmo em meio às tribulações da vida: desde o início existe em nós uma centelha divina porque o Senhor assim nos criou. Ser imagem e semelhança de Deus é a maior dignidade, o maior título do ser humano. Dignidade que esquecemos com o pecado, pois, pelo pecado  se deu a ruptura com Deus e a morte entrou no mundo (Rm 5,12).

        Podemos imaginar aquele leproso que mesmo sendo considerado impuro teve a coragem de aproximar-se de Jesus. Provavelmente as pessoas se afastaram quando o viram se aproximar e como era costume devem ter gritado: impuro, impuro... para que ninguém tocasse nele inadivertidamente. Mas ele se prosta diante de Jesus, sabendo que ali está o único que pode limpá-lo. Purificando sua alma de todo pecado e infidelidade à Deus,  curando seu coração dos traumas da vida, curando o seu corpo da doença deformante. Aquele leproso prostrado diante do Senhor era um retrato da humanidade afastada de Deus, doente no espírito, na alma e no corpo.

       Diante do ser humano assim ferido Jesus fica profundamente comovido. Ele veio exatamente para salvar quem estava como aquele homem. Jesus, acolhe o leproso tocando-o – quebrando a proibição da Lei - e fala com ele manifestando sua vontade e misericórdia: “Eu quero, fica limpo”.

Oremos juntos:

      Senhor Jesus, revelação da misericórdia do Pai. Nos colocamos na sua presença como aquele leproso. Há tanto tempo estamos longe que esquecemos a centelha divina que há em nós. 
Somos, muitas vezes, engolidos pelas preocupações do mundo. Há tantas forças dentro e fora de nós que nos envolvem e cegam. Nosso coração é como um campo de batalha entre a sua graça, o maligno e o mundo. 
Dá-nos sabedoria para escolher o seu amor, pois o Senhor, na sua misericórdia, jamais desiste de nós.  
Cura-nos, Senhor, no corpo, na alma e no espírito. Limpa-nos da pior doença que é a lepra do pecado, que pode nos afastar definitivamente de vós e nos levar à morte eterna. 
Vinde Espírito Santo, acender em nós a centelha divina, fazendo-nos experimentar a alegria de sermos verdadeiramente filhos de Deus, semelhantes a Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário