E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 8 de julho de 2012

SER PROFETA



    “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que nascesses, eu te consagrei e te constituí profeta para as nações” 
(Jr 1,5).

     O profeta é chamado por Deus; ser profeta é receber e dizer sim a esse chamado. Todos nós batizados recebemos esse chamado - o dom de profecia do Espírito Santo - no dia do nosso batismo.  Então devia haver na Igreja tantos profetas quantos batizados. 

        O que é profecia? A profecia sempre despertou grande curiosidade na humanidade. Há uma sede de conhecer o futuro, de saber o que ele nos reserva. Muitos foram e são enganados nesta busca; outros vivem com medo por causa das supostas profecias de fim do mundo. Se olharmos para a história humana vemos que de tempos em tempos acontece uma inquietação por  causa disso. Há quem em tudo, em qualquer escrito do passado, veja uma profecia. A profecia pode ser uma revelação de coisas futuras e a garantia da veracidade do profeta é se elas se realizam.

      Mas olhando para os profetas da Bíblia -  que tiveram suas profecias confirmadas por Deus porque elas se realizaram - vemos que muitas vezes não só revelavam o futuro, mas falavam em nome de Deus para exortar, chamar à conversão, consolar, animar, reavivar a fé, a confiança do povo; preparar o caminho do Senhor.

Para viver como profetas precisamos:
1.    Viver na dependência de Deus – “Levanto os olhos para ti, que habitas nos céus. Como os olhos dos escravos se fixam na mão de seus senhores, e como os olhos da escrava, na mão de sua senhora, assim nossos olhos se fixam no Senhor nosso Deus, até que tenha piedade de nós”  (Sl 123(122),1-2).

2.    Aceitar o espinho na carne (2Cor 12,7-9). Todos nós somos frágeis, pecadores; todos nós temos um espinho na carne que não conseguimos arrancar por nossas forças, e que o Senhor permite que fique conosco para que a “grandeza das revelações” não nos leve à perdição pelo orgulho, mas nos faça crescer em humildade. Aprender, na humilhação da nossa fraqueza, que basta a graça de Deus. Aprender a depender da graça.

3.    Sofrer por causa de Cristo. Permitir que Jesus viva em nós e transforme nossa vida. Ser portador da Palavra; permitir que o Espírito Santo gere Jesus em nós como gerou no ventre de Maria. “Eis porque sinto alegria nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Pois quando me sinto fraco, então é que sou forte” (2Cor 12,10).

     Hoje mais do que nunca o mundo precisa de profetas que desafiem o poder do mal presente no mundo, e levem a mensagem de amor, vida, esperança, fé e salvação. Como disse o Papa Paulo VI:
 “A Igreja tem necessidade  de um perene Pentecostes; tem necessidade de fogo no coração, de palavra nos lábios, de profecia no olhar”. 
O Cristo ressuscitado caminha conosco e nos chama a ser profetas.

Se você quer aceitar o chamado de Deus, oremos:

    Vinde Espírito Santo, o Senhor “que falou pelos profetas”, renova em mim o dom da profecia. Dá-me ânimo, coragem e alegria de ser profeta no mundo de hoje, no lugar onde vivo, onde o Senhor me colocou. Ensina-me a viver como profeta. Renova a consagração batismal, o zelo pelo Evangelho, e a graça de, na minha fraqueza, ser testemunha de Jesus Cristo. Amém. 
Vitória - E.S. imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário