E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

AMAR E SERVIR



     “Pois quem é o maior, quem está sentado à mesa ou quem serve? Não é quem está sentado à mesa? Pois eu estou no meio de vós como quem serve”. (Lc 22,27).

        Somos da família de Deus, Ele nos criou à sua imagem e semelhança, colocou em nós uma centelha divina, e o projeto dele é que nos identifiquemos com Jesus - ter os pensamentos, sentimentos, o olhar de Jesus sobre as pessoas, as coisas, a vida e o mundo: “Mas nós temos o pensamento de Cristo” (1Cor 2,16). Deus nos fez pouco menos que os anjos (Sl 8,6), mas o poder para Deus é amar e servir. Jesus veio como aquele que serve. Seguir Jesus é viver para amar e servir.

       Mas o amar e servir precisa ser purificado em nós. Muitas vezes amamos e servimos de forma compulsiva, a partir de feridas interiores, e desta forma nosso amor e serviço acaba sendo, de forma disfarçada, uma busca de poder, de dominação, de satisfazer nossa necessidade de amor, aceitação, atenção e desejo de controle. Quando agimos assim não damos espaço para que Deus troque a nossa mente e coração, e nos converta verdadeiramente, mesmo participando assiduamente na Igreja. E quando isso acontece na verdade não sigo a Jesus, mas ao meu eu. 

      Às vezes é um ideal que nos escraviza. O ideal é uma coisa boa pois nos aponta para algo que ainda não somos mas podemos vir a ser ou um bom projeto a ser realizado. Mas corremos o risco de fazermos do ideal um ídolo. Muitas vezes encontramos pessoas dispostas a tudo sacrificar pelo seu ideal. Colocam o ideal como um ídolo que governa sua vida, e este ídolo toma o lugar de Jesus. Jesus deixa de ser o Senhor dessa pessoa, o senhor é o ideal. E como geralmente esse ideal é uma coisa boa a pessoa fica sem discernimento, pensa estar fazendo a vontade de Deus, mas na verdade é escrava do ideal.

       Faço as coisas de modo compulsivo quando não presto atenção à motivação mais profunda que me move. Quando não paro, sento aos pés do Mestre, e não apresento a Ele um projeto que tenho ou algo que desejo fazer. Quando ajo de modo compulsivo no fundo busco a minha própria glória e não a glória de Deus. Preciso prestar atenção e discernir as motivações do meu coração. E se acontecer de, mesmo tendo apresentado a Deus o meu projeto, descobrir depois que me enganei, ter humildade de voltar atrás e retomar o caminho mesmo deixando coisas que se tornaram importantes para mim.

Vamos orar:

        Senhor Jesus, eu te apresento o meu eu doente e frágil que está sempre em busca de poder, aceitação, reconhecimento, amor. Te apresento, Senhor, todos os mecanismos que a minha mente usa para obter isto. Apressa-te Senhor em socorrer-me. Liberta-me do medo que me faz buscar controle como forma de segurança. Tu és meu Senhor. Aquele que tem resposta para para minhas dúvidas, questionamentos, inquietações e frustrações.
Senhor, não me deixe errar o alvo, me enganar no caminho. Conduza-me no teu Espírito. Cura minhas feridas; dá-me uma vida nova. Retira-me da prisão que eu mesma construi. Coloca meus pés em campo aberto, liberta-me de todas as amarras, meu Senhor e meu Deus.  
Senhor, dá-me humildade para reconhecer que mesmo desejando acertar vou me enganar e cometer erros. Que a tua graça me conduza nos caminhos da vida. A tua graça me basta. Amém.
Senhor, "como a abelha precisa da flor eu preciso de você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário