E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 27 de janeiro de 2013

A ÁRVORE DA ESPERANÇA



“A esperança é para nós uma âncora da alma, firme e sólida, que penetra além do véu, no santuário onde Jesus entrou por nós como precursor,...”  (Hb 6,19-20).

       A âncora é que faz o navio ficar ancorado, firme. A Palavra de Deus nos fala que a esperança é esta âncora na vida, nos faz ficar firmes, permanecer... Mas quem não mora no litoral geralmente nunca viu uma âncora ou um navio ancorado, só a conhece por imagem numa foto ou na TV. Pensando em você que nunca viu uma âncora e não se deu conta da função dela, eu quero trazer uma outra imagem da esperança: uma árvore, pois, todos nós conhecemos uma árvore.

      Refletindo sobre a esperança podemos nos perguntar: Eu tenho esperança? Qual é a minha esperança? Em que tenho esperança? Responder a estas perguntas é necessário porque as vezes temos uma esperança ilusória, a esperança de que isto ou aquilo se realize e colocamos nisto todo nosso empenho, nossas forças, nossa vida. É uma esperança ilusória porque pomos nossa âncora em coisas que podem ou não acontecer. E quando não acontece ficamos frustrados, nos damos conta de que ancoramos o barco da vida num banco de areia.

        A Palavra de Deus nos fala da esperança verdadeira, firme e sólida que penetra o céu e nos faz viver, já nesta vida, o Reino de Deus. Ela é como uma árvore frondosa que aponta para o céu, para a eternidade, para Deus, e quando olhamos para o seu topo vemos o azul do céu. Suas raízes estão firmemente fincadas na terra, mas ela sobe até o santuário, o céu. Que esperança é esta? A esperança concreta da salvação. A esperança de que após a morte estarei no céu contemplando a Deus face a face.

       Eu posso me ver subindo por essa árvore, você pode se ver subindo por esta árvore. Há dias em que fico cansada – é assim também com você? As dores, as feridas do corpo e da alma me abatem e eu até paro de subir, mas meus olhos continuam fixos no topo da árvore. Meu corpo e minha mente fazem uma pausa, mas meu coração sobe... O tronco desta árvore é a verdadeira esperança. Todas as outras esperanças – ter saúde, casar-se, ter filhos, ter um emprego melhor, comprar uma casa, um carro, etc – são galhos desta árvore. Podem até ser cortados, os sonhos podem não se realizar, mas a árvore da esperança continua a crescer firme e forte.

      Vivendo na esperança somos herdeiros das promessas de Deus. Desde a criação do mundo, passando pelo tempo dos patriarcas e profetas, Deus fez muitas promessas e as cumpriu. Sua maior promessa foi nos dar o seu Espírito nos adotando como filhos em Cristo Jesus. E de todas as promessas de vida e salvação que Jesus nos fez podemos ficar com esta: “Se alguém me ama, guarda minha palavra; meu Pai o amará, viremos a ele e nele faremos morada” (Jo 14,23).

Jesus, meu Senhor,
eu renuncio a todo apego a esperanças ilusórias para ti seguir e estar no centro da tua vontade. Dá-me a graça, Senhor, de prosseguir na esperança com os olhos fixos no céu e os pés firmes na terra, sem me cansar de fazer o bem. Desejo, Senhor, te seguir com o mesmo empenho “até que se realize finalmente a esperança”.
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário