E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DESEJAR A CURA


          Deus sempre quer curar porque nos ama! Ele se apresenta assim: “Eu sou o Senhor que te cura” (Ex 15,26). Em Jesus Cristo o Pai se revelou, se comunicou plenamente. Ele é o Salvador, o portador da cura do Pai. Cura envolve, perdão dos pecados, restauração da filiação divina – ser imagem e semelhança de Deus -, libertação do mal.

“Dois cegos, sentados à beira do caminho, ouviram que Jesus passava e começaram a gritar: ‘Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós!’ O povo repreendia-os e mandava que se calassem. Mas eles gritavam ainda mais alto: ‘Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós!’ Jesus  parou, chamou-os e perguntou: ‘Que desejais que eu vos faça?’ Eles disseram: ‘Senhor, que nossos olhos se abram. Compadecido, Jesus lhes tocou os olhos; eles começaram a ver de novo e se puseram a segui-lo" (Mt 20,30-34).

        O texto fala do encontro de Jesus com dois cegos sentados à beira do caminho. Quem está sentado à beira está parado... estagnado... à margem... marginalizado... rejeitado... e não há dor maior que a rejeição. Olhando para nossa vida reconhecemos que todos nós fomos rejeitados e todos nós rejeitamos, a nós mesmos e aos outros. Quem, ou o que, você mais rejeita hoje?

       Os cegos estavam à beira do caminho, mas esperavam algo – esperavam salvação da situação em que viviam. E porque esperavam estavam atentos, ouviram e agiram gritando:
“Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós!” 

     Esperavam e tinham fé, por isso reconheceram Jesus e clamaram: Ó Messias prometido de Israel, tem piedade de nós! E não se deixaram calar: enquanto os outros os repreendiam eles gritavam mais alto.

       Jesus olhou-os, não como quem está à beira, olhou-os com amor e perguntou: “Que desejais que vos faça?” Para sermos curados precisamos desejar a cura. O desejo é algo importante em nossa vida, quem deixa de desejar deixa de viver. Antes de encontrar à Deus eu desejo Deus, mesmo sem ter muita clareza que O estou desejando.

        E qual era o desejo deles? “Senhor, que nossos olhos se abram!” Muito mais que ser curados da cegueira física eles desejavam a luz espiritual que nos permite ver, reconhecer, a presença de Deus no caminho da nossa vida: “É o Senhor!” (Jo 21,7).

        Cheio de compaixão, Jesus os tocou e curou – a cura sempre é um ato de amor de Deus. Tocando-os, restaurou neles a dignidade de filhos de Deus. Jesus os curou e eles começaram a ver de novo. Isso quer dizer houve um tempo em que não eram cegos. Por que será que eles perderam a visão? E você, por que perdeu a visão? Todos nós perdemos a visão de alguma forma ao longo da vida.

      Curados, puseram-se a seguir Jesus, entraram na vida da Igreja, como discípulos do Senhor. Esse passo é muito importante, pois seguindo Jesus é que os meus olhos se abrirão mais e mais. É seguindo Jesus que minha cura e conversão se completará.  É seguindo Jesus que experimentarei mais e mais que sou filha, tenho uma família, estou em casa: a Igreja – onde sou cuidada e cuido de outros; onde sou acolhida e acolho exercitando o dom que o Senhor me deu: “Dei-vos o exemplo para que façais o mesmo que eu vos fiz” (Jo 13,15).

Jesus, só o Senhor pode me curar e restaurar o meu ser. Que os meus olhos se abram para ver que o seu amor eterno envolve todas as fases da minha vida e por isto nada do que vivi está fora do seu amor. Cura-me, Senhor. Eu preciso da sua misericórdia. Cura-me, Jesus, para que eu veja a luz de Deus em mim e no meu próximo . Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário