E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 16 de junho de 2013

GRAÇA E PAZ


“A graça e a paz estejam convosco da parte de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo, que se entregou por nossos pecados para nos livrar da maldade do século presente, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. A ele seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém”. 
(Gl 1,3-5).

       Graça e paz são dons do Cristo ressuscitado, e ele quer dar aos que a ele se confia. O que é viver na graça e na paz do Senhor?

    Viver na graça é ter leveza na vida, experimentar que tudo recebemos de Deus – a vida, os talentos, os dons da inteligência, a criatividade, os bens, a capacidade de fazer o bem, etc. Viver na graça é ter espírito de pobre (Mt 5,2), gratidão pela graça recebida, viver com alegria partilhando os dons recebidos. É ter um coração de criança, aberto ao Espírito Santo – onde ele pode repousar e, de dentro de nós, em nosso coração, nos conduzir.

“Vou instruir-te e indicar-te o caminho a seguir, e aconselhar-te, pousando meus olhos sobre ti” (Sl 32(31), 8).

      Quem vive na graça e deixa-se conduzir pelo Espírito Santo, passa pelo fogo e pela água (cf. Is 43,2). As águas profundas da tribulação e do sofrimento não o submergirão; as chamas da maldade do mundo não o queimarão. Viverá no amor do Pai. Sabe que nunca está só e deixa que o amor do Pai preencha os vazios do seu coração e de sua vida. É uma pessoa de esperança, pois sabe que o Senhor cuida dos que nele confia, dos que a ele se entrega. É curado na alma e no corpo; tem perseverança, mesmo nos dias maus. Não se deixa abater pela tentação do desânimo. Espera em Deus. Confia.

      Quem vive na graça tem a paz, pois vive nele o Cristo Senhor. Ele é a nossa paz, ele nos dá a paz. Não a paz do mundo – uma paz ilusória e muitas vezes egoísta, que nos faz até ficar omissos para viver em paz -, mas a paz profunda, presente mesmo em meio às tribulações, sofrimentos, perdas... A paz que só o Senhor Jesus pode nos dar como presente do Pai, no Espírito Santo.

    Hoje, o Senhor nos convida a abrir o coração para ele entrar e nos dar sua graça e sua paz. Para que ele possa entrar precisamos desentulhar o coração de tudo o que ocupa o lugar do Senhor dentro dele – apegos, idolatrias, supertições, preconceitos, dureza de coração, falta de fé...

    Pedindo ao Senhor Jesus sua graça e paz, nós, salvos pelo seu sangue derramado na cruz, família de Deus pelo batismo, oremos nos entregando com toda confiança.


“Tomai, Senhor, e recebei toda minha liberdade, a minha memória, a minha inteligência e toda minha vontade, tudo que tenho e possuo. Vós me destes; a vós, Senhor, o restituo. Tudo é vosso; de tudo disponde segundo a vossa vontade. Dai-me o vosso amor e a vossa graça, que isso me basta”.  
(S. Inácio de Loyola) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário