E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 23 de junho de 2013

O IMÃ E A AGULHA


        “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor, e amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças” (Mc 12,29-30).

        Sempre que leio este texto da Bíblia me vem a mente a imagem de um grande imã de ferro que atrai para si, irresistivelmente, uma agulha. A agulha não tem como resistir a atração do imã... E penso que o imã é Deus que nos atrai com a força de todo amor que há no Universo, pois o amor vem de Deus – “Deus é amor” (1Jo 4,8) – e todo amor que há em nós vem de Deus. Amamos porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4,10).

       E a agulha? A agulha sou eu, é você,  se identificar essa sede de Deus em sua alma, e orar como o salmista: 
“Ó Deus, tu és o meu Deus; a ti procuro, minha alma tem sede de ti; todo o meu ser anseia por ti, como a terra ressequida, esgotada, sem água” (Sl 63(62),2). 
Me identificando com a agulha desejo que todo o meu ser – mente, coração, corpo, espírito, forças, memória, alma, vontade, liberdade...- seja atraído irresistivelmente para o Senhor. Isto é a felicidade: render-me àquele que me ama, Deus da vida, fonte do amor.

      Desejo isto..., mas infelizmente o meu desejo, contaminado pelo pecado, é inconstante... e por isto é um desejo pleno por alguns momentos, e depois não mais... Posso dizer como Paulo: “Infeliz de mim! Quem me livrará deste corpo de morte?” (Rm 7,24). Mas, graças a Deus, ele mesmo nos dá a resposta: Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm 7,25). Só por sua graça e misericórdia sou salva na luta que se desenrola em meu coração diariamente: render-me a Deus X resistir a Deus.

       A força do Cristo Ressuscitado presente na Palavra e na Eucaristia é que me dá a graça de permanecer fiel. Como aquela pequena agulha me render à atração do Amor. Se o encontramos alguma vez na vida o encontro deixa uma marca, uma saudade, uma ferida que só pode ser curada quando me entrego, me rendo ao Amado. Então tudo mais se faz pequeno porque estou naquele de onde vim e para onde vou.


            Ó Santo Senhor de Israel, toca meu coração e faça-o vibrar na mesma frequência do seu Coração. Ó meu amor, meu Amado, renove e sustente em mim o desejo de ser plenamente atraída por vós, e assim,  encontrar meu lar, meu porto seguro, a plenitude da vida. Dá-me teu amor e tua graça, isto me basta. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário