E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 14 de julho de 2013

FELIZES OS MANSOS


“Felizes os mansos, porque possuirão a terra” (Mt 5,5).

      Ser manso é um grande desafio no mundo agitado e violento em que vivemos, onde os poderes do orgulho e do egoísmo se levantam e nos sufocam. Geralmente não queremos buscar a mansidão porque pensamos que ser manso é ser ingênuo ou bobo. Mas o que é ser manso?

       A mansidão que Jesus nos fala não é a daquele que tem o temperamento manso, ou se tornou assim por baixa autoestima, complexo de inferioridade ou ainda pelos fracassos da vida.
     
Ser manso é confiar plenamente em Deus em todas as situações da vida, se submeter ao senhorio de Jesus e permitir que Ele governe seu ser e sua vida. Até mesmo quem tem um temperamento colérico pode ser transformado  pelo Senhor. O manso é sobretudo manso para Deus e permite que o Senhor passe a mão sobre ele. Que deseja sobretudo ter seu coração unido ao Senhor e fazer sua vontade. Jesus se identificou como um deles: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas” (Mt 11,29).

      Num certo sentido a bem-aventurança da mansidão contém todas as outras, pois ser manso é ser pobre de espírito; é ter o coração aberto para receber a consolação de Deus nos sofrimentos; é ser misericordioso; é buscar a justiça e a paz; é ter o coração semelhante ao de Jesus. E por experimentar ser filho amado do Pai permite que o Espírito Santo vá purificando seu coração, para ver à Deus em todos os acontecimentos da vida, na esperança feliz de um dia o contemplar face a face.

Quais os maiores obstáculos para vivermos a mansidão?

     Viver a mansidão é um combate espiritual. Combate comigo mesma, com o mundo, com o maligno. Os maiores obstáculos que vejo e experimento são: a criança raivosa dentro de mim que quer ter o controle de tudo para que sua vontade seja feita. O segundo obstáculo, ligado ao primeiro, é o amor desordenado, o apego, ao meu projeto de vida – é ter um coração obstinado como um cachorro que já roeu todo o osso, mas não o solta. Outro obstáculo que vejo é ter a mente acelerada, ser dominada pela pressa da sociedade moderna. Tudo passa depressa demais, por isto não saboreio o presente; sentindo que não vivi bem o presente me apego à ele quando se torna passado. Ao mesmo tempo a ansiedade da vida corrida me leva à viver no futuro, prevendo as coisas, sofrendo por antecipação, sendo dominada pelo medo e preocupação excessiva.

     Ser mansa é uma escolha que faço: sair do redemoinho do mundo para entrar na esfera de Deus e receber vida em plenitude.

Senhor Jesus, opto hoje mais uma vez por ti. 
Escolho ter um coração semelhante ao vosso, manso e humilde. 
Jesus, cura a criança irada e pirracenta em mim, que quer controlar as coisas, as pessoas, a vida. 
Dá-me a graça da liberdade. 
Quero voar nas asas do teu Espírito e não ficar apegada a nada neste mundo, pois, tudo passa. 
Dá-me, ó amado Senhor, a graça de viver bem o presente, de saborear a vida que o Senhor me deu como ela é. 
Me submeto à sua mão poderosa que protege, ampara, cuida, porque ama. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário