E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 1 de setembro de 2013

A FRAGILIDADE DA VIDA




“Toda criatura é capim e todo seu encanto é como a flor do campo... O capim seca, a flor murcha, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”  (Is 40,6.8).

    



       Ah, como gostaríamos de sermos livres do medo, preocupação e ansiedade que a fragilidade da vida nos dá. Mas vivemos neste mundo e, vivendo aqui, amamos a vida, as pessoas e tantas coisas boas que temos a oportunidade de experimentar pelo simples fato de estarmos vivos. Às vezes eu tenho o desejo de ter asas para voar e estar em todos os lugares deste mundo e ver a bondade que se manifesta em tantas pequenas ações, ver o amor gratuito de tantas pessoas, pois o Espírito de Deus enche a terra e nos dá a alegria de ver o bom e o belo – “Porque o espírito do Senhor enche a terra: Ele, que a tudo dá consistência, tem conhecimento de tudo que se diz” (Sb 1,7).

      Como não tenho asas, não posso estar fisicamente presente em todos os lugares, mas posso ver tudo isto espiritualmente. Meu corpo é limitado pelas leis da física – e com o passar dos anos mais sinto esta limitação a cada dia -, mas o meu espírito voa. Onde há uma pessoa que sofre eu sofro com ela; onde há uma pessoa que se alegra com realizações, com limitações vencidas, com recuperação ou restituição de algo perdido ou roubado – e não estou falando apenas de algo material – eu me alegro com ela. Faço parte desta grande família humana, que sofre, se alegra e espera o Senhor que virá, e que já está no meio de nós.

    Como é difícil lidarmos com a fragilidade da vida! Hoje estamos aqui, com a vida estruturada desta ou daquela maneira, pensamos estar seguros ou buscamos coisas que nos dê segurança, mas na verdade estamos como quê adormecidos. De repente, tudo muda. Nossa segurança é abalada, perdemos o que para nós era o mais precioso...

     Sabedoria de viver é confiar no Senhor, estar “acordado” para as realidades da vida, ter consciência de que a segurança da vida é Deus: “Confia no Senhor e faze o bem, habita a terra e guarda a fidelidade” 
(Sl 37(36),3).

     Muitos buscam entorpecer o medo da fragilidade da vida nas drogas, no sexo, no controle de pessoas e situações, vivendo perigosamente, em toda espécie de fuga, alienação e fundamentalismo... Buscam fora o que está dentro (S. Agostinho). Buscam no poço seco quando há um rio de água viva que pode jorrar do seu interior (Jo 7,38). Só o amor do Pai, a salvação em Jesus, e o consolo do Espírito Santo, pode nos saciar e dar segurança nas águas turbulentas da vida.


 Senhor, Deus da vida, tenho saudades de ti. 
Meu ser se consome de nostalgia de vós, meu Deus. 
De ti saí, para ti voltarei. 
Enquanto vivo neste mundo sustenta-me com o teu amor. 
Dá-me a tua graça e a tua paz! 
Quero fazer vossa vontade e viver plenamente a vida que o Senhor me deu. 
Confiando no Senhor, vivendo na tua presença, posso ter, já neste mundo, o consolo e a alegria do céu. 
Viver já agora o que viverei em plenitude no céu,  
meu Senhor e meu Deus. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário