E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A CURA DA AUTOIMAGEM


Amarás o próximo como a ti mesmo” (Mc 12,31).
    
    O amor e acolhimento ao outro passa pela forma como nos vemos. Às vezes nos vemos como em um espelho que distorce a imagem. A origem da autoimagem distorcida é o desamor. Nossa autoimagem vai sendo formada pelas experiências emocionais desde o ventre materno, mais fortemente a partir do nascimento e dos primeiros anos de vida, pois a autoimagem vai sendo formada principalmente pelos relacionamentos e ambiente em que crescemos. A cura da autoimagem é necessária, pois se a imagem que temos de nós mesmos for negativa enfrentaremos dificuldades nos relacionamentos, na família, no trabalho, na comunidade. A autoimagem distorcida gera em nós baixa autoestima. Se tenho baixa autoestima vou passar a vida querendo agradar alguém.

     Algumas causas da autoimagem distorcida: Excessiva rigidez dos pais; falta de limites; comparações; ser alvo constante de chacota, apelidos, gozações a respeito da inteligência, do corpo, do temperamento... Na juventude ou idade adulta: fracassos e frustrações nos namoros, casamento, vida profissional, etc.

     Certos relacionamentos com amigos, marido/esposa, colegas de trabalho e outros, minam de tal forma nossa autoimagem que muitas vezes precisamos nos afastar para sobreviver e geralmente a recuperação é lenta. Preciso passar por um processo de autoconhecimento. Este processo deve ser percorrido com Jesus, pois sem Ele pode nos levar a um beco sem saída. Estar diante do que eu me tornei pode causar grande sofrimento. Preciso deixar o Senhor me dizer quem sou eu. O fundamento da autoimagem está em sermos imagem e semelhança de Deus (Gn 1,27). Para a cura, preciso reconhecer-me e aceitar-me como pessoa amada por Deus: “Eu te amei com amor eterno, por isso conservei amor por ti” (Jr 31,3).

     Perguntas que preciso responder: Quem sou eu? Qual a imagem que tenho de mim? Eu confio em mim mesmo? De um a dez qual nota eu daria a confiança em mim mesmo, nas pessoas, na vida, em Deus? E para a desconfiança que nota eu daria?
  
No princípio, quando Deus nos criou, nossa vida era como um espelho de cristal límpido. Mas ao longo da vida outras pessoas, às vezes com boa intenção, foram colando cacos de outro espelho por cima deste espelho cristalino - pai, mãe, irmãos, avós, tios, primos, amiguinhos de infância, professores, colegas de escola, a turma da adolescência, amigos, namorados, noivos, marido, esposa, filhos, profissionais que nos lesaram, etc – e passamos a nos ver nesse espelho em cacos. Ou seja, não nos vemos realmente.  Perdemos a consciência da pessoa que Deus criou, do meu verdadeiro eu.  Peçamos ao Senhor Jesus a restauração da nossa autoimagem, para sermos mais a pessoa que Deus sonhou ao nos criar. 

  Senhor Jesus, retire um por um os cacos colados sobre o espelho    da minha vida. 
Senhor limpe também a cola branca que ficou grudada no espelho. 
Ó Deus de misericórdia, levante minha cabeça para eu ver a minha imagem real refletida no espelho, pois às vezes eu não consigo olhar-me no espelho sem rejeitar minha imagem. 
Então, Jesus, olhe-me nos olhos, para que eu veja minha imagem refletida em seus olhos e assim possa ter coragem de olhar-me no espelho da minha vida e ver como realmente sou. 
Ó divino Mestre, dá-me o vinho novo do teu Espírito. 
Encha a minha vida de confiança, alegria, graça e paz. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário