E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 30 de novembro de 2013

SABEDORIA DO ALTO


 “Mas a sabedoria do alto é antes de tudo pura, depois pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem fingimento” (Tg 3,17).

      Para adquirir sabedoria é preciso que minha mente se aquiete. Como no mundo agitado de hoje nossa mente pode aquietar-se? Com um ritmo de vida mais tranquilo. Sei que são muitas as solicitações, a pressa, o redemoinho do mundo nos atrai, e pensamos que precisamos fazer tudo e nos preocuparmos com tudo a nossa volta. Mas preciso parar e perguntar-me: com o que Deus quer que realmente eu me preocupe e me ocupe?
        
         A sua mente se aquietará com um ritmo de vida mais tranquilo. Não precisa ter tanta pressa. Aquiete seus passos e seu coração se aquietará. Olhe o ritmo da natureza, siga a respiração do universo; aceite o convite do salmo: “Tudo que respira louve o Senhor!” (Sl 150,6). Tudo respira, tudo dá glória a Deus. Viva o ritmo das estações do ano. Todas elas são necessárias para o equilíbrio da terra, da natureza. Não reclame de nenhuma estação de sua vida e do ano. Viva cada uma com alegria e suavidade e o Senhor te dará sabedoria.

       Às vezes a inquietação, a ansiedade que rouba nossas forças, vem da rebeldia à vontade do Senhor para nós. Apegamo-nos tanto ao nosso projeto de vida, às coisas do passado e a nossa auto imagem ferida que o coração se torna duro. Cultivamos sentimentos que nos roubam a paz. Muitas vezes não aceitamos os caminhos por onde Deus nos levou, e no profundo do nosso ser fica uma revolta surda contra Deus que nos permitiu viver tal coisa. Reclamamos como o povo de Deus no deserto: o Senhor retirou-me da vida antiga e me trouxe aqui, mas às vezes sinto saudades das coisas do mundo e da vida antiga. 

Alcançamos sabedoria pela oração. O Senhor nos dá a sabedoria do alto na oração. Só Deus é sábio, só Ele pode nos comunicar sua sabedoria e conhecimento. "Ele torna sábio o homem simples” (Sl 19,8b).

Senhor Jesus, purifica o meu coração, desejos e afetos. 
Perdoa-me, Senhor, por olhar para trás, por demorar a responder ao seu chamado. 
Senhor dá-me um coração manso e humilde como o teu. 
Quero repousar nas tuas mãos, deixar que elas me envolvam com teu amor de Pai.
Senhor Jesus, obrigada pelo chamado, pela escolha, por seu olhar de amor sobre mim. 
Jesus una meu coração ao teu como o coração de Maria foi unido ao teu. 
Ponha-me na escola da tua Mãe. 
Dá-me a graça de experimentar a maternidade espiritual de Maria para, como ela, fazer a vossa vontade. 
Dá-me a experiência do discípulo amado: deitar-me em teu colo e receber Maria como mãe. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário