E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 21 de junho de 2014

A CRUZ E A GLÓRIA

“Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!  (Jo 16,33).

       Essa palavra de Jesus é um convite para ficarmos unidos à Ele, a estar no seu coração. Estar no coração de Jesus, ficarmos intimamente unidos a Ele, às vezes é doloroso porque partilhamos da sua cruz. Cruz do sofrimento, da solidão humana; cruz da purificação do pecado. Estar no coração de Jesus é sentir um pouco do que ele sentiu pela humanidade. Isto nos purifica da ilusão, da vaidade, do orgulho, do egoísmo, que matam nossa alma, nos afasta de Deus e das pessoas.

      Acontece que quando ficamos assim, unidos ao coração do Senhor, muitas vezes não sentimos a consolação dEle. Mas podemos ter a certeza da fé que Ele nos cobre com a sua mão, nos protege e nos livra do mal: “Mas eu serei para ela - oráculo do Senhor – uma muralha de fogo ao redor e no seu interior serei sua glória” (Zc 2,9). 
E quando nossas forças se esgotam Ele envia um anjo consolador para nos consolar – o mesmo anjo que O consolou no Getsêmani (Lc 22,43).

   
Imagem da internet
 A cruz não está separada da glória; na dor ressoa forte o convite à alegria: “Exulta, alegra-te, filha de Sião, porque eu venho para morar no meio de ti – oráculo do Senhor” (Zc 2,14). A dor de estar unidos ao sofrimento de Cristo é uma dor que gera alegria. É a dor do pecado, da realidade dura e sofrida da vida humana, é a dor da cruz em que o Senhor nos salvou do pecado e da solidão da morte: "Onde Está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"
(1Cor 15,55).
 A salvação gera em nós a alegria que vem do Espírito Santo. Deus se alegra porque seus filhos que estavam dispersos foram resgatados.

    Compreender isto é compreender o caminho por onde o Senhor passa dentro de nós e em nossa vida. Esta realidade, esta experiência, vai muito além do que eu posso expressar com palavras...

Senhor, quando estou em seu coração sou profundamente ferida. 
Uma ferida de amor que só encontra consolo em Vós, pelo Espírito. 
Ó Espírito Santo, faça-me penetrar mais profundamente no mistério da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo.
Espírito Santo, conduza-me às profundezas da vida em Cristo, onde encontro a fonte de onde jorra a vida e a alegria. 
Minha alegria é estar perto de Deus, do Deus vivo. 
Aleluia, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário