E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 30 de agosto de 2014

A GLÓRIA DO SENHOR

“O resplendor que a envolvia tinha o mesmo aspecto do arco íris que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao ver isto, caí prostrado e ouvi a voz de alguém que falava.” Ez 1,28

    Este texto é o final da narrativa da visão que o profeta Ezequiel, exilado na Babilônia, teve da glória do Senhor. Nesta visão Ezequiel retoma a crença dos antigos patriarcas de que Deus caminhava com o seu povo. Crença esta esquecida, pois depois da construção do Templo em Jerusalém vincularam a presença de Deus a uma terra e a um local: o Templo.

E nós? Qual a visão da glória do Senhor que temos?

    S. João diz que Deus é luz (1Jo 1,5). A visão de S. João é semelhante à visão do profeta Ezequiel. Mas S. João vai além quando diz: “Deus é amor” (Jo 4,8). O que S. João diz ele ouviu do Filho, Jesus Cristo, a testemunha verdadeira (1Jo, 1-3). A revelação que Jesus nos trouxe de que Deus é amor e é luz nos enche de alegria (1Jo 1,4). 

     Na transfiguração o Senhor Jesus Cristo revelou a luz da glória de Deus: “E transfigurou-se diante deles: “Seu rosto brilhou como o sol e as roupas se tornaram brancas como a luz” (Mt 17,2). “Rosto como o sol”, “roupas como a luz” são palavras humanas, limitadas, que certamente não correspondem plenamente ao que Pedro, Tiago e João realmente viram – a glória de Deus manifestada em Jesus Cristo. Mas na transfiguração de Cristo eles também foram transfigurados e foram fiéis até o fim.

     Só em Jesus Cristo encontramos a plena revelação da glória de Deus. Olhando para Jesus, o Filho do Homem (Ez 1,26) - olhando para sua vida, paixão, morte, ressurreição – vemos a compaixão, o perdão, a misericórdia, a ternura, a bondade, a paixão pelos seres humanos a quem Ele chamou de irmãos: “Vai aos meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (Jo 20,17).

    Só Pedro, Tiago e João viram a glória da transfiguração. Mas, todos podem ver a glória muitas vezes escondida - mas que se revela a quem busca – no amor, na Eucaristia, na Palavra de Deus, na conversão de cada pessoa que encontra o Senhor, na graça, no dom do Espírito Santo... Na fé: “Eu não te disse que, se acreditásseis, verias a glória de Deus?” (Jo 11,40).

Este convite é para você: “Por meio de nosso evangelho, ele também vos chamou para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” 
(2Ts 2,14).

Senhor Jesus Cristo, revelação plena do Pai, dá-nos a graça de sermos regenerados, curados, santificados, na sua glória. 
Preciso hoje, Senhor, da manifestação da sua glória na minha vida.
 Envolva-me no seu amor, compaixão, misericórdia e perdão. 
Espírito Santo, consolador, encha os nossos corações com a glória do amor do Pai revelada em Jesus Cristo nosso Senhor. 
Amém

Vivamos na alegria da glória do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário