E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

VINDE! VINDE!

   “Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos instrua em seus caminhos e caminhemos em suas veredas” (Is 2,3). 
     
    Amados, como uma criança que descobriu algo muito bom, chamemos uns aos outros: Venha, venha! É o próprio Senhor que nos convida pela voz do profeta: Vinde.  Convida para quê? Para deixar antigos hábitos, antigo modo de ver a vida, deixar os caminhos já batidos pelos nossos pés... caminhos por onde já nos cansamos de passar e neles não há mais novidade de vida. Caminhos que nos cansam e nos amarram em suas teias. Deixar o costume antigo - que até nos ajudou por um tempo – como se deixa uma roupa velha que, de tanto ser usada, já tomou a forma do nosso corpo.

      O Senhor nos convida a olharmos para o alto e começar ou recomeçar a subir o monte. Mas atenção, não é qualquer monte, mas o monte do Senhor. Dele receberemos uma veste nova – a renovação das graças do batismo. Percebemos que há alegria nesse convite, se o coração estiver aberto. Vamos a um lugar definido: à casa do Senhor. Com um objetivo claro: ser instruído e caminhar à luz do Senhor.

         Por mais auto-ditada que a pessoa seja ninguém se instrui de fato sozinho. É na comunidade dos discípulos de Jesus que seremos instruídos. Hoje em dia muitos querem viver a fé cristã sem Igreja, sem a participação em uma comunidade de fé. Mas devemos ter sempre presente que Jesus fundou uma Igreja (cf. Mt 16,18) – formou uma comunidade com os doze apóstolos e os formou durante três anos. Se Ele desejasse um culto solitário Ele mesmo poderia ser um solitário, como João Batista. Podemos perceber também que o convite é feito no plural: subamos, nos instrua, caminhemos.
   
    Aceitar esse convite requer de nós um coração aberto, humilde e desapegado. Nos apegamos facilmente a muitas coisas, mesmo sabendo que não são boas para nós, que só nos causam sofrimento. Coragem! Se aceitamos o convite o Senhor nos dá a mão para subirmos. Se aceitarmos o convite o Espírito Santo encherá nosso coração de alegria e luz: “Vinde, casa de Jacó, caminhemos à luz do Senhor” (Is 2,5). 
A luz simboliza vida e alegria. Muito mais a luz de Deus iluminará as áreas mais escuras e escondidas do nosso ser se aceitarmos o convite do Senhor para estarmos mais perto dele. Vinde!

Vem Senhor Jesus. 
Vem curar a cegueira, revolta, medo, mágoa e ressentimento. 
Curar o sentimento de não ter sido desejado, de não ter sido amado, que amarga a nossa vida. 
Queremos deixar tudo isto como uma roupa velha ao pé do monte e subir para uma vida nova de amor e paz. 
Restituí-nos a alegria da salvação, a alegria de viver. 
Dá-nos fraternidade, esperança, fé e amor. 
Que a luz do teu Espírito expulse as trevas do nosso coração. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário