E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 11 de janeiro de 2015

FECHANDO UM CICLO

   

     Esquecendo o que fica para trás, lanço-me em perseguição do que fica para frente. Corro para a meta, para o prêmio celeste, que Deus nos chama em Cristo Jesus. 
(Fl 3,13-14).

    

   De tempos em tempos precisamos fazer uma peregrinação interior para ver onde estamos e para onde vamos e se necessário fazer uma correção da rota. Você pode começar recordando as pessoas que passaram por sua vida – as que te fizeram o bem e as que te fizeram mal. Comece com seus amigos de infância, colegas da escola... Nesta recordação da vida podemos nos lembrar de pessoas que havíamos esquecido. Amizades que foram muito importantes em uma fase da vida e que se perderam no tempo, com as quais perdemos contato.

     Podemos identificar no modo como nos relacionamos com nossos amigos de infância semelhanças com o modo como nos relacionamos com as pessoas hoje.  Podemos experimentar gratidão e abençoar os amigos verdadeiros e todas as pessoas que nos fizeram o bem. E pela graça de Deus podemos perdoar as pessoas que nos fizeram mal – os falsos amigos, os que nos agrediram, manipularam, traíram a confiança, abandonaram, acusaram, caluniaram... Podemos orar assim: Eu as perdoo de todo o coração, e peço que o Senhor cure as feridas que ficaram destes relacionamentos. Em nome de Jesus, desato qualquer laço que me liga a essas pessoas, e peço que o Senhor as abençoe. Amém.

      O segundo passo é pedir perdão a Deus pelos pecados: Perdão, Senhor, pelos meus pecados; peço perdão por meus erros e enganos que me levaram por um caminho tortuoso. E peço perdão pelos meus erros a todas as pessoas que passaram pela minha vida ou fazem parte dela agora a quem eu fiz ou desejei o mal. Que o seu amor e misericórdia se estenda sobre todos. Amém.

     Grande sabedoria é aceitar a cura de Deus. Deixar o passado e ir para frente, rumo à meta. Viver o presente – aceitar que eu não sou mais a mesma pessoa de um ano atrás. Tomar posse da minha vida e do que Deus fez em mim, por mim e através de mim.

      Como Jesus, que viveu a maior parte da sua vida em Nazaré como o filho do carpinteiro, aceitar o chamado a viver na simplicidade, encontrando alegria nas pequenas coisas. Tomar posse do hoje. Hoje é o dia da salvação, o tempo propício em que o Senhor diz: “Estou aqui para ti salvar. Sou o teu redentor”. Acolher os sofrimentos e fracassos que a vida nos trouxe como ajuda para o despojamento e o desapego. São mestres que me ensinam o serviço desinteressado, se aprendo a lição me levam a amar e perdoar mais.

    Reconhecer que precisamos retomar o caminho, ter como projeto viver a vida, saborear a vida, prestando atenção a voz intima do Amado. Deus é amor. Ele fala no mais profundo do nosso ser: “Te amo com amor eterno. Eu te cerquei de cuidados e todo amor que você precisa está a sua disposição. Abra-se para receber o meu amor. Deixe de lado o desamor que você experimentou e tenha coragem de deixar-se amar. Não se deixe abater. Levante-se e vá, eu caminho com você todos os dias de sua vida. Renovo sua unção batismal, te dou sabedoria, graça e paz. Não tenha medo, viva no meu amor”.

Senhor, dá-me equilíbrio em meus relacionamentos. Dá-me a liberdade para amar e ser amado. Estar em comunhão contigo, ó meu Deus, é o que me faz vencer o medo e ter coragem para caminhar sobre as águas turbulentas desta vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário