E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 18 de janeiro de 2015

ORAÇÃO E SABEDORIA

“Mas a sabedoria do alto é antes de tudo pura, depois pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem fingimento” (Tg 3,17).

     Sabedoria é algo que falta nos nossos dias. Hoje eu conversava com uma mãe necessitada de sabedoria para governar sua casa e orientar os seus filhos. Diante dos apelos do mundo o que é certo, o que é errado? Como falar daquilo que sei ser o certo sem parecer radical ou até mesmo fundamentalista? Como dar a orientação certa de modo que atinja a mente e o coração daquele que precisa? Como tomar a decisão certa? Como viver de fato de acordo com a minha fé? São muitas as questões...

    Sabedoria é um dom de Deus que recebemos pela graça, na oração. Oração e sabedoria estão intimamente ligados; alcançamos sabedoria pela oração.  Mas é também um aprendizado. Como assim? Pela intimidade com o Senhor na oração vou aprendendo a viver como Ele: “Mas nós temos o pensamento de Cristo” (1Cor 2,16). Para viver com sabedoria é preciso que minha mente se aquiete. Aquietar-se e não deixar que nenhuma palavra do Senhor caia por terra: “Maria conservava todas essas coisas, meditando-as em seu coração” (Lc 2,19).

       Como no mundo agitado de hoje nossa mente pode aquietar-se? Creio que ajuda ter um ritmo de vida mais tranquilo. Sei que são muitas as solicitações e o redemoinho do mundo nos atrai. Ou pensamos que precisamos fazer tudo e nos preocuparmos com tudo a nossa volta. Mas preciso parar e perguntar-me: com o que Deus quer que realmente eu me preocupe e me ocupe? 

      Sabedoria é aprender que não preciso ter tanta pressa. Aquiete seus passos e seu coração se aquietará. Olhe o ritmo da natureza, siga a respiração do universo; aceite o convite do salmo: “Tudo que respira louve o Senhor!” (Sl 150). Viva o ritmo das estações do ano. Todas elas são necessárias para o equilíbrio da terra, da natureza. Não reclame de nenhuma estação de sua vida e do ano. Viva cada uma com alegria e suavidade e o Senhor te dará sabedoria.

      Olhando para nós mesmos vemos que geralmente há o desejo de amar mais, de aceitar, de perdoar, de viver livre da culpa, de ser mais humilde..., mas vemos também que há muitas pedras, muitos obstáculos no caminho. O exercício que fazemos para nos tornar pessoas melhores muitas vezes nos cansa. Só vencemos verdadeiramente as dificuldades quando o Espírito Santo vem em nosso socorro; quando fixamos o olhar no autor e consumador da fé: Jesus Cristo. Faça a experiência de ser conduzido pelo Espírito Santo. Ele “torna sábio o homem simples” (Sl 19,8).

Senhor Jesus, 
integra todas as coisas em mim... harmoniza o meu ser. Desperta o que ficou adormecido... acalme a minha mente. Livra-me do medo; do desejo de agradar a todos. Que a tua cruz seja fincada no centro do meu ser, e desta forma as minhas ações, forças e desejos, estejam submissas a vós, meu Senhor e meu Deus. Que tudo se cale e o Senhor se levante. A mente dispersa e a ansiedade roubam minha energia e trazem o cansaço. São brechas por onde o inimigo me ataca. Livra-me Senhor do caminho enganoso, conduze-me pelo caminho da vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário