E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 1 de março de 2015

LIBERDADE E ESCRAVIDÃO

    Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Ficai, portanto, firmes e não vos curveis de novo ao jugo da escravidão.(Gl 5,1)

    O desejo de liberdade é muito forte no ser humano. Se prestarmos atenção aos movimentos do nosso ser interior vemos que ele está presente desde a nossa infância, e se manifestou em muitos momentos nos acontecimentos da nossa vida. Mas, sondando nosso coração, vamos ver também como é difícil ser livre!

    O Senhor quer me ver livre, mas muitas vezes eu mesma me aprisiono. Meu ego fica querendo me por nos trilhos que ele acha melhor... E reconheço que às vezes a força da minha vontade própria luta contra a força da graça de Deus em mim. E quando me rendo a vontade de Deus minha vontade fica em algum canto reclamando e querendo voltar ao padrão antigo de comportamento (conceitos e preconceitos). Reconheço em mim esta força de morte: o pecado me tornou prisioneira do orgulho e egoísmo (cf. Rm 7,14). O campo de batalha é o meu coração. A cada momento eu preciso optar pela vida e liberdade em Cristo Jesus para viver em plenitude.

    Mas é para a liberdade que o Senhor nos libertou! De tal forma nos libertou que apesar da nossa luta interior, se nos deixamos conduzir pelo Espírito, não conseguimos mais viver no horizonte estreito da escravidão. Vivo na escravidão quando ouço mais a voz do maligno e a voz do meu ego – minha vontade e desejos feridos - e busco realizar meu projeto de vida obedecendo aos meus apegos e não à vontade de Deus para mim.

E o que é ser livre? Em que consiste a liberdade para a qual Cristo nos libertou? Vejamos alguns pontos:

   Primeiro precisamos nos libertar do orgulho do nome e dos títulos, do egoísmo, do apego ao dinheiro, da arrogância, da ira, dos conceitos e preconceitos que nos foram passados desde nossa mais tenra infância. Como S. Paulo precisamos reconhecer que tudo isso é lixo comparado à graça do conhecimento de Cristo (Fl 3,4-9). Aceitar a vida como ela é... Colocar nas mãos do Senhor o que não foi bom, o que nos aconteceu, o que nos fizeram e o que fizemos a nós mesmos.
   
   Nos afastando do orgulho precisamos ouvir a voz do Senhor que nos convida a entrar na aventura da solidão do deserto para encontrarmos com Ele. E no encontro com Jesus, encontrar-se consigo mesmo. Nos Evangelhos vemos que Jesus sempre está à caminho... Ele é o Caminhante e sempre nos convida a caminhar... No caminho seremos curados e libertos das amarras do passado. Para sermos livres precisamos pôr-nos a caminho como os israelitas caminharam no deserto fugindo da escravidão do Egito. No deserto aprendemos a ser livres. Não existe liberdade sem o abandono e confiança profunda no amor de Deus. Entregar minha vida ao Senhor e abrir-me à consolação do Espírito Santo.

Senhor Jesus Cristo, eu quero ser livre! 
Dá-me a graça da reconciliação, a graça de perdoar meus inimigos e perdoar quem me feriu. 
A graça de me aceitar como sou e aceitar minha história de vida. 
A graça de acolher o seu amor e o perdão dos meus pecados. 
Dá-me a graça de ser portadora da reconciliação  onde eu estiver e por onde for. 
Faz-me mansa e humilde. 
Transforma o meu coração de pedra em um coração de carne. 
Jesus, Mestre, ensina-me a amar e perdoar. 
Liberta-me dos preconceitos, mágoas e ressentimentos. 
Senhor, dá-me um coração semelhante ao vosso. 
Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário