E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 3 de maio de 2015

VIDA NOVA

   
     Na natureza vemos a primavera como um tempo de renovação de todas as coisas. O tempo pascal é como a primavera na Liturgia da Igreja. É o tempo propício para recordarmos a vida e a fé dos primeiros cristãos através da leitura dos Atos e das Cartas dos Apóstolos – nesse tempo não fazemos leitura do Antigo Testamento. A Igreja nos convida a vivermos a ressurreição de Jesus Cristo como os primeiros cristãos. Olhamos para o passado: o Senhor ressuscitou! Vamos em direção ao futuro: o Senhor virá! Vivemos esta dinâmica na liturgia e na vida, pois na vida precisamos olhar para o passado e permitir que o Senhor cure nossas feridas, para construirmos o futuro.

 O que ensinavam e anunciavam os apóstolos e discípulos de Jesus no início da Igreja?

     Eles tinham um objetivo claro: para ser cristãos e viver a vida nova em Cristo, é preciso ter um encontro pessoal com o Senhor. E a pregação deles levava as pessoas a experimentarem isso de tal forma que seus corações ficavam tocados: Ao ouvirem isto, sentiram-se tocados no íntimo do coração e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?” (At 2,37).

Os passos da pregação dos primeiros cristãos:

     “Deus é amor”. Criou-nos por amor e sustenta nossa vida no amor. Vivemos porque Deus nos ama. Deus te ama e por isto te criou único, irrepetível! Nunca existiu, não existe e não existirá alguém como você: Ele nos escolheu em Cristo antes da constituição do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor (Ef 1,4).
No seu amor e misericórdia o Senhor perdoou nossos pecados e nos deu um Salvador, Jesus Cristo. Se vivermos o senhorio de Jesus somos salvos: Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho da quantos há no céu, na terra, nos abismos, e toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor (Fl 2,10-11).
Por sua graça nos convertemos e vivemos a fé, recebemos o dom do Espírito Santo: Quem guarda seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele. Pelo Espírito que nos deu, sabemos que ele permanece em nós (1Jo 3,23-24).

    O Senhor nos dá uma vida nova que se sustenta na vivência comunitária. O projeto de Jesus é o Reino de Deus vivido em comunidade. Ele formou comunidade com os apóstolos e discípulos. Ele os enviou dois a dois, e depois da ressurreição pediu que eles permanecessem juntos: Eu vos mandarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto (Lc 24,49). A promessa se cumpriu quando estavam reunidos em oração: Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar (At 2,1). E os primeiros cristãos viveram conforme a orientação do Senhor: Barnabé deu testemunho sobre Saulo e o introduziu na comunidade (At 9,27). A fé cristã se propaga pelo testemunho.

     O encontro com Jesus ressuscitado é que nos purifica dos nossos pecados, nos faz experimentar o amor do Pai, na força do Espírito Santo, para viver uma vida nova em comunidade.

       Senhor, quero experimentar plenamente toda a graça do Batismo. Quero viver no amor do Pai, na alegria da salvação em Jesus, na consolação e força do Espírito Santo. Derruba em meu coração o muro da divisão que me afasta do Senhor e dos irmãos. Dá-me a graça do amor fraterno e a alegria de viver em comunidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário