E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ENCONTRO COM DEUS

     Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: “Onde estás?” E este respondeu: “Ouvi teus passos no jardim. Fiquei com medo porque estava nu, e me escondi”. (Gn 30-10).

    Quando medito neste texto sempre fico pensando como seria a história humana se Adão não tivesse se escondido de Deus. Se diante da pergunta ele apenas se apresentasse ao Senhor com sua realidade: “Estou aqui! Desobedeci ao Senhor, mas estou aqui com o meu pecado, porque confio em Vós”. Sim, Adão poderia dizer isso porque conhecia Deus, passeava com Ele à brisa do dia.

   O que seria a história humana se a resposta tivesse sido diferente nunca saberemos. Minha pergunta ficará sem resposta. Mas a história não para em Adão; a história continua e a pergunta continua esperando uma resposta. Hoje o Adão sou eu, é você. Hoje, o Pai nos procura e pergunta: “Onde estás?” Como Adão eu desobedeci a Deus. Minha vida é marcada por muitos e graves pecados.  Como São Paulo, reconheço que age em mim uma força que me escraviza: Não consigo entender o que eu faço, pois não faço aquilo que eu quero mas aquilo que detesto” (Rm 7,15).

    Hoje, diante de Deus que me busca com amor apaixonado, preciso dar uma resposta a sua pergunta: “Onde estás?” E eu preciso escolher. Posso dizer simplesmente: Eis-me aqui, com os meus pecados, porque confio em vossa misericórdia. Ou posso me esconder por medo ou rebeldia, por não querer mudar de vida. Sim, mudar de vida, pois se encontro o Senhor que me ama, se me apresento a Ele com minhas feridas e pecados, terei que endireitar os meus passos na direção do Senhor. É impossível contemplar a face de Deus e não mudar de vida. Fazer diferente, querer levar uma vida dupla, dizer sim a Deus e me apegar aos meus pecados seria hipocrisia. E viver na hipocrisia é como comer vidro moído, nos corrói por dentro até não restar mais nada. Nosso estado fica pior do que antes de encontrar o Senhor (Cf. Hb 6,4-6). 

A lei do espírito da vida em Cristo Jesus te libertou da lei do pecado e da morte (Rm 8,2).

    Então, quando nos apresentamos a Deus com nossos pecados dizendo “aqui estou”, revestidos não dos nossos méritos, mas do sangue de Jesus Cristo, o Pai nos vê através do Filho. E Ele se comove com entranhas de misericórdia por nossas fraquezas. O preço pago por nós é o sangue de Cristo, derramado na cruz. Nosso mérito é o sangue do Cordeiro imolado. E ao nos olhar através do Filho crucificado o Pai nos perdoa e acolhe. Mais ainda, nos dá o Espírito Santo que nos faz retornar a amizade com Deus. Podemos outra vez passear com Ele à brisa do dia. Filhos no Filho – nosso senhor Jesus Cristo.

    Senhor, ajuda-me a alcançar o que o Senhor sonhou para mim. Não quero mais levantar barreiras para sua graça. Vem Espírito Santo, inunde o meu ser. Lava o que é impuro, amoleça o que está duro, santifica-me. Faz-me voltar para “o sol da justiça que traz a cura em seus raios”. Dá-me fome e sede de Deus. Leve-me a contemplar as estrelas, alargar meus horizontes. Liberta-me do orgulho, do egoísmo e do fechamento em mim mesma. Conduze os meus passos no caminho de Jesus, para o Pai. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário