E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 23 de agosto de 2015

PRESENÇA E AUSÊNCIA DE DEUS


“Deus é para nós refúgio e força, um auxílio sempre disponível na angústia” (Sl 46(45),2).
    
      Todos nós, discípulos do Senhor, experimentamos que nosso caminho é marcado pela presença e ausência de Deus. Em muitos momentos da vida experimentamos que o Senhor está presente, tão real e verdadeiro... Mas em outros momentos parece que se esconde e nos deixa lutar e caminhar sozinhos. No primeiro retiro que fiz ouvi o pregador falar isso e não esqueci. No final do retiro, nos preparando para a vida no seguimento de Jesus, ele desenhou uma linha sinuosa no quadro e nos falou que na caminhada do dia a dia experimentaríamos a presença e ausência de Deus. Mas, explicava ele, quando parecia que o Senhor se escondia era para que, com saudades dele, o procurássemos com mais ardor. 

     Podemos ver a presença forte de Deus ao nos dar a vida. Ele desejou que eu e você existíssemos desde antes da criação do mundo (Ef 1,4). Quando estávamos no ventre materno, quando nascemos e o ar entrou em nossos pulmões pela primeira vez; nos perigos e doenças na primeira infância, nas brincadeiras de criança, nos desafios da vida escolar; na adolescência quando firmávamos nossa identidade, descobríamos o mundo e muitas vezes nos aventuramos em caminhos perigosos; na juventude e na idade adulta quando achamos que éramos os donos da vida e tudo podíamos fazer... De tantas formas o Senhor nos protegeu, livrou dos perigos, livrou da morte e do maligno. E às vezes nem percebemos que era Ele nos salvando.

     Muitos de nós tivemos uma experiência marcante com Deus. Como ouvi alguém dizer: “topamos com Jesus”. Olhando para trás em nossa história podemos perceber que passamos e vencemos coisas que não teríamos suportado ou vencido se Alguém mais forte não lutasse por nós e nos carregasse no colo.

     Amados, podemos ter a certeza de que Deus sempre está conosco, mas nós nem sempre estamos com Ele. Falando conosco ou se calando, lutando por nós ou nos dando força para lutar. Agindo visivelmente ou não, Deus sempre está conosco. Jesus é o Emanuel, Deus conosco (Mt 1,20-23). Ele quer entrar definitivamente em nossa vida, nos dar o seu Espírito e viver em nós, para a glória de Deus Pai.  

     Senhor Jesus Cristo, bom pastor, abra os meus olhos para ver a vossa presença em minha vida e na vida dos meus irmãos. Feche os meus olhos e meus ouvidos para a curiosidade de muito ver e ouvir. Muito do que vejo e ouço trazem a poluição, o barulho, a dispersão, a violência e os maus desejos do mundo para dentro de mim. E todo esse barulho me impede de ouvir a tua voz e de ver os sinais da tua presença conosco. Vem Espírito Santo sintonizar o meu ser com a vontade do Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário