E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sexta-feira, 18 de março de 2016

MISERICÓRDIA E SACRIFÍCIO

    Tem piedade de mim, ó Deus, segundo a tua misericórdia; segundo a tua grande clemência, apaga minhas transgressões (Sl 50(51),3).

Para ajudar sua meditação pegue sua Bíblia e leia o salmo 50(51).

      Quando falamos de conversão é comum usar a imagem de uma escada ou de um caminho que vai da escuridão para a luz. Este salmo faz esse caminho ou sobe essa escada e nos ajuda a fazer o mesmo. É a passagem do pecado para a graça.

      Ele começa num reconhecimento de que somos salvos pela misericórdia de Deus, que por nós mesmos não podemos nos libertar do jugo do pecado. Nos versículos 3-11 descreve o reino do pecado, e o sofrimento do ser humano escravo do pecado. O salmista tem consciência de que está imerso no pecado como todo ser humano: Eis que nasci culpado, e pecador minha mãe me concebeu. E o pecado, que faz parte da natureza humana, me leva a praticar atos maus como ele reconhece: Pequei contra ti... pratiquei o mal diante de teus olhos. 

     Do versículo 12-19 o salmista levanta os olhos para Deus, que ele reconhece como o único capaz de libertá-lo da situação de escravidão em que vive. É a passagem para o reino da graça. É nascer de novo, é viver em Cristo. A ação da graça de Deus em nós nos dá um coração santo, puro, um espírito decidido, e nos torna generosos – prontos a anunciar a salvação de Deus. 

     Pela graça e misericórdia vamos subindo a escada, saindo de um ar malcheiroso e poluído para respirar um ar puro e agradável. Ou saímos do caminho escuro para o campo aberto cheio de luz. O mundo novo, a vida nova que Deus cria em nós.

    Este é o sacrifício agradável à Deus: a passagem do reino do pecado para o reino da graça (v. 19). E este é um autentico sacrifício. Deixar nossos hábitos, condicionamentos, ilusões e o apego ao pecado, e permitir que o Espírito Santo nos torne novas criaturas é o maior sacrifício que uma pessoa pode fazer. Na verdade eu vos digo: se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas se morrer produzirá muito fruto (Jo 12,24). Morrer com Cristo e ressuscitar para uma vida nova. Permitir que o Senhor, pouco a pouco, vá restaurando em nós a imagem e semelhança de Deus que perdemos pelo pecado. Esse é o sonho de Deus para todo ser humano. E na sua misericórdia ele não se cansa de perdoar, de nos buscar, curar e salvar. Ele quer nos dar vida e vida em abundancia.

O salmo termina com a manifestação da gratidão de quem viu que seus pés foram soltos do laço (20-21). O pecado de Adão e Eva nos tornou escravos, mas Jesus Cristo desatou o nó do pecado que nos prendia. Vivendo nossa vida e morrendo nossa morte. Ressuscitou e nos ressuscita com Ele para uma vida nova.

      Senhor, que venha a nós o teu reino. Reino da graça, misericórdia, paz e alegria, no Espírito Santo. Dá-nos coragem para passar do reino do pecado para o reino da graça. Ó vinde Espírito Santo, conduze-nos nos caminhos desta vida rumo ao céu, onde Cristo será tudo em todos. Seremos transformados em Cristo, o primogênito de uma multidão de irmãos, para a glória de Deus Pai. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário