E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DESOLAÇÃO E APEGO

Levantai, pois, as mãos fatigadas e os joelhos trêmulos. Dirigi vossos passos pelo caminho reto, a fim de que o membro deficiente seja curado ao invés de deslocar-se (Hb 12,12).

Mãos fatigadas e joelhos trêmulos nos faz pensar no cansaço de lutar em muitas situações dolorosas da vida que podem nos levar à desolação. Gostaríamos que não fosse assim, mas todos nós passamos pela desolação. Como viver a fé no tempo da desolação? Nesse tempo preciso aumentar minha confiança e abandono nas mãos amorosas de Deus. Deixar que Ele me conduza no deserto e me forme segundo o coração de Jesus, para que eu possa ter os pensamentos e sentimentos do Filho.

No tempo da desolação o Espírito Santo quer nos fazer crescer no desapego. O apego nos faz sofrer, nos aprisiona, condiciona nossas ações, nos faz tomar decisões erradas e nos afasta da vontade de Deus. O apego nos enlouquece, nos cega - é uma carência de amor e nos faz querer reter, segurar, nosso objeto de apego. Muitas vezes posso dizer que o Senhor me dá um sofrimento quando na verdade é o apego que me faz sofrer ou aumenta o meu sofrimento. Posso me apegar até mesmo pela desolação. Uma coisa é sofrer sem apego outra coisa é sofrer com apego. 

Amados, se permanecermos em Deus Ele endireitará os nossos passos, transformará os nossos pensamentos e sentimentos, purificará a nossa vontade para que sejamos curados. E os nossos joelhos não se deslocarão - quem pode caminhar com os joelhos deslocados? O Senhor Jesus cura nossas feridas do corpo e da alma para que possamos segui-lo com liberdade. A gratidão abre os nossos olhos e o coração para "ver" o amor e misericórdia de Deus. Todos os dias Ele nos dá o necessário para a vida. 

Oremos com o salmo 103(102)1-5:

Bendize, ó minha alma, o Senhor,
e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, o Senhor,
e não se esqueça nenhum de seus benefícios!
É ele quem perdoa toda tua culpa
e cura todas as tuas enfermidades.
Ele resgata tua vida da cova
e te coroa de amor e misericórdia. 
Ele sacia com tantos bens teu vigor,
que tua juventude se renova como a águia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário