E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

domingo, 7 de maio de 2017

UM CORAÇÃO TRANQUILO


     Há alguns dias eu conversava com uma amiga e ela me chamava a atenção sobre como as pessoas estão agitadas e barulhentas. E isto é um fato. Por muitos motivos permitimos que o barulho do mundo, da sociedade em que vivemos e da mídia, roubasse a nossa paz. E acabamos vivendo fora de nós mesmos, sentimos que não temos controle sobre nossa vida, nossos pensamentos e sentimentos. Por isto nunca descansamos e sofremos de ansiedade, preocupação exagerada e insônia, e ficamos física e mentalmente doentes. Reconhecemos que entramos num circulo vicioso do qual é difícil sair... Precisamos da ajuda de Deus, do socorro do alto. 
Convido você a orar com este salmo:

Senhor, meu coração não é pretensioso, meus olhos não são arrogantes.
Não ando à procura de grandezas
nem de maravilhas fora do meu alcance. 
Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo;
como criança saciada no colo da mãe, 
como criança saciada, minha alma está em mim.
Israel, põe tua esperança no Senhor,
desde agora e para sempre. Sl 131(130).

    É um salmo muito rico e seria impossível esgotar toda sua mensagem...
Mas vejamos... o salmista não fala dos seus problemas, mas eleva os olhos para Deus numa confiança filial. Confiança que vem do relacionamento íntimo com o Senhor. 
Então, amados... O coração tranquilo não vem do fato de tudo estar bem em minha vida e no mundo. O coração tranquilo vem do repouso, da confiança em Deus. 
Confio porque sei que Ele me ama como sou e como estou. Confio porque sei que tudo o que for preciso mudar em minha vida Ele mudará, se eu me deixar conduzir pelo Espírito Santo - e se confio meu coração se abre. 

    Na confiança em Deus sou curada das feridas da desconfiança. As feridas da desconfiança são aquelas que foram causadas pelas decepções, frustrações, abandono, traições, desamor...

    Quando me abandono em Deus Ele religa tudo o que foi rompido em minha vida. E eu posso me aceitar como sou - meu temperamento, minhas dificuldades psíquicas e emocionais, meus defeitos, meus sonhos e desejos...
Deixo de reclamar. Posso ser como a árvore bem regada que dá fruto ao seu tempo (Sl 1,3). Estou em casa - dentro de mim e onde Deus me plantou.

    Assim, o barulho do mundo cessa de perturbar a minha mente - esse barulho muitas vezes procede da curiosidade e do desejo de saber, de forma exagerada, tudo o que se passa no mundo. Más notícias e coisas sobre as quais não tenho nenhum controle só me interessam na medida que intercedo a Deus pelos acontecimentos, para que a sua misericórdia se estenda à todos.

    Mas parece que hoje achamos mais fácil viver na agitação mental, ter nossa vida roubada pela agitação do mundo em convulsão, do que confiar em Deus.
Muitos criam para si um deus que está ao seu serviço, para resolver os seus problemas. Mas Jesus  não prometeu isso. Ele prometeu que ficaria conosco até o fim:

Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo! (Jo 16,33).
Senhor, obrigada por caminhar conosco. 
Dá-nos a luz do Espírito Santo e faça de nós portadores da luz. 
Dá-nos a graça de renunciar ao desejo de controle, as preocupações exageradas e ao barulho do mundo, por amor a vós, meu Senhor e meu Deus. 
Encha o vazio dos nossos corações com a paz, alegria e a força da vossa ressurreição. 
Liberta-nos do mal, da mentira e do medo. 
Assim seja. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário