E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

OS POBRES EM ESPÍRITO

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

       Neste tempo em que o apego ao dinheiro domina a muitos e é causa de grandes pecados e crimes, somos convidados a refletir sobre os pobres em espírito, pois tudo começa no coração (cf.Mt 15,19). Sem a pobreza do ser humano diante de Deus o dinheiro se torna o nosso deus e o coração se endurece para tudo e todos. Vamos refletir sobre a pobreza do coração tão necessária no mundo de hoje, como já exortava o profeta Sofonias no Antigo Testamento: Deixarei no meio de ti um povo pobre e humilde; eles procurarão refúgio no nome do Senhor: o resto de Israel (Sf 3,12). Os pobres e humildes, os que dependem de Deus, são parte “do resto de Israel” que acolheram Jesus como o Messias e receberam a salvação.

        Jesus, manso e humilde de coração, é a encarnação perfeita do pobre. Nas bem-aventuranças Jesus ensina aos seus discípulos - os que estão abertos e dispostos para os bens espirituais - um modo de vida que pode dar a eles a paz do coração e alegria de viver (Mt 5,2-12). Jesus falou do seu modo de vida, de como precisamos viver para ser feliz.
  
         Segundo o ensinamento de Jesus, pobre é aquele que não confia em suas próprias forças, suas riquezas ou nos poderes humanos, mas confia e depende unicamente de Deus. É ativo, trabalha, dá o melhor de si, mas sabe que sua vida, sua família, seus bens e todas as suas necessidades, estão nas mãos do Senhor e Ele tudo providenciará a seu favor. Como fala S. Paulo: Nós sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8,28).

      Como exemplo de pobres em espírito a Bíblia nos apresenta aqueles que acolheram Jesus: Maria e José, Zacarias e Isabel, os pastores, os magos, Simeão e Ana. Entre estes se destaca a Virgem Maria, que foi totalmente aberta para a vontade de Deus e gerou em seu ventre o Salvador (Lc 1,38).

       Maria e José eram pessoas simples que não tinham muitos bens e poder neste mundo. Dependiam de Deus, eram os pobres de Javé. E receberam a maior missão deste mundo: cuidar do Filho de Deus, Jesus. Maria e José viveram para essa missão. Atentos ao que o Senhor lhes falava, prontos a seguir a direção de Deus. Dóceis à sua condução.  Juntos formaram a Sagrada Família, uma família voltada para o centro: Jesus. E porque eram pobres de coração acolheram o Messias Salvador. Viveram para Jesus, e como não tinham poder para fazer isso por eles mesmos estavam atentos a condução de Deus. A vida que a Sagrada Família vivia está descrita nas bem-aventuranças.

    O ser humano hoje busca a riqueza, o poder e o prazer acima de tudo. Saiu do seu centro e está cada vez mais, infeliz e doente. Precisamos voltar à nossa essência e buscar viver como Jesus nos orienta:
Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas de acréscimo (Mt 6,33).


Senhor Jesus, dá-nos a graça de ordenar a nossa vida segundo a vossa vontade. A graça de ser manso e humilde como o Senhor. De ter um coração semelhante ao teu. A graça de voltar à essência, ao que realmente importa. A graça de retirar o supérfluo e deixar de acumular. Renunciar ao acumulo de bens, riqueza, poder, raiva, mágoa, ressentimento... e tudo mais que envenena nossa vida. Ensina-nos a ser feliz, a bem aventurar a vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário