E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sábado, 15 de julho de 2017

O FASCÍNIO DA ILUSÃO

Desvia meus olhos do fascínio da ilusão, faz-me viver em teu caminho!
Sl 119,37
      
     O salmo 119, o maior salmo, fala da alegria de quem vive sob a Lei de Deus. Hoje vamos refletir neste versículo que chama nossa atenção para o perigo do fascínio da ilusão. Realmente, se fizermos uma leitura da nossa vida veremos o quanto já fomos ou somos fascinados pela ilusão. Quantas coisas eram de extremo valor para nós e hoje vemos que na verdade era fogo de palha... Ilusão... nosso coração facilmente se deixa seduzir por ela nos relacionamentos, no projeto de vida e até mesmo na área espiritual. Quantas vezes agimos pensando que estávamos agradando a Deus, mas no fundo buscávamos agradar a nós mesmos ou alguém.    

      Geralmente são as paixões que nos levam no caminho da ilusão e nos afasta do caminho de Jesus. Falamos aqui de todo e qualquer sentimento exacerbado que tem o poder de nos dominar. Desta forma somos dominados pelas paixões e não obedecemos ao Espírito Santo.
“As paixões são componentes naturais do psiquismo humano; constituem o lugar de passagem e garantem a ligação entre a vida sensível e a vida do espírito. Nosso Senhor indica o coração do homem como a fonte donde brota o movimento das paixões (cf.Mc 7,21-23) – Catecismo da Igreja Católica, 1764.
 
       Uma paixão que facilmente nos domina é a raiva - grande mal vem da ira que queima com labaredas de morte. A raiva pode nos levar facilmente ao desejo de vingança, ressentimento, mágoa, medo, ações violentas... e tantas outras paixões que nos queimam por dentro. São como pedras e espinhos que tornam a terra do nosso coração uma terra árida, ressequida, sem vida. Precisamos da ajuda do Espírito Santo para limpar nosso coração da raiva e torná-lo manso e humilde como o coração de Jesus. Um coração livre da raiva é como uma terra regada por uma chuva suave, uma terra fértil onde brota toda espécie de boa semente. Quem possui um coração assim, limpo pelo Espírito Santo, pode repousar junto ao Senhor e descansar na certeza da intimidade com Ele.

        Amados, nada que possamos fazer agrada mais ao Senhor do que a intimidade com Ele. Esta intimidade vem da confiança em sua misericórdia. Vem da certeza que Deus me ama e me perdoa. E todos os meus pecados morrem no coração amoroso de Jesus Cristo. Certeza do amor fiel de Deus que nunca me abandona ou me rejeita, e sempre me amou e protegeu:
Tu me viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido (Sl 139,16).

        E mesmo se ao longo da vida as paixões e a dureza de coração nos afastaram do Senhor, fomos amados e protegidos. Ele jamais nos desamparou ou desamparará. Esta intimidade de amor, esta confiança de filhos, é o que mais agrada a Deus. Se não nos afastarmos desta intimidade viveremos em paz e caminharemos seguros em meio aos perigos deste mundo.

Vinde Espírito Santo, libertar-me do fascínio das ilusões. Faz-me olhar a mim mesma, as pessoas e o mundo com esperança e misericórdia. Dá-me a graça de viver em teu colo como uma criança saciada, e que meu coração fique tranqüilo e seguro. Ó vinde, doce hospede da alma, Espírito consolador, derramar o amor do Pai e a alegria da salvação em Jesus, no meu coração.

Glória ao Pai pelo Filho no Espírito. Aquele que é, que era e que vem, pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário