E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

REFLEXÕES DE FIM DE ANO

    Tempo do Advento. Para a Igreja já é ano novo. Para o mundo cívil é final do ano. Tempo de vigilância, preparação e espera. No advento recordamos o nascimento de Jesus – sua primeira vinda – e nos preparamos para sua segunda vinda. Gosto da imagem da liturgia que mostra que não repetimos os anos. A cada ano damos uma volta no monte, até chegarmos ao topo, na vinda do Senhor. Ele nos encontrará celebrando e esperando. Vem Senhor Jesus.

     Neste tempo nos deparamos com a realidade de que tudo passa, este mundo é impermanente, e isto muitas vezes nos causa mal estar e tristeza. Com a proximidade do fim do ano somos levados a pensar na vida que vivemos, a refletir...
Como tenho vivido? Que mudanças foram significativas para mim? O que preciso deixar para continuar o caminho para uma vida mais plena? O que preciso tomar e abraçar? Por que aconteceu isto ou aquilo comigo, com minha família, com o meu país, com o mundo?. 

    Recordo também as pessoas que passaram pela minha vida... Os meus queridos que morreram... As pessoas que deixei... As pessoas que me deixaram... Pessoas pelas quais eu sentia um amor apegado, infantil, e se foram deixando um vazio no lugar... Pessoas que eu não queria deixar, mas precisei deixar para o meu bem... Pessoas amadas das quais a vida nos afastou, tomou outro rumo em uma de suas voltas e reviravoltas, mas não estão longe do coração e se as reencontrarmos será como se nos tivéssemos separado ontem. Pessoas que retornam para a nossa vida trazidas pela mão do Senhor... Pessoas... Coisas... Tudo o que foi importante para nós, e não é mais...

      Só quando temos coragem de descermos aos subterrâneos do nosso ser e ver a nossa realidade ali onde somos nós mesmos sem disfarces, podemos verdadeiramente mudar de vida, nos converter.

       Nossa fé nos garante que o Senhor Jesus, que entrou na história humana, nascido de uma mulher, Maria de Nazaré (cf.Gl 4,4-6), numa gruta em Belém da Judéia, caminha conosco e nunca nos abandona. Ele é fiel e nos ama. Tudo o que vivemos – acertos, erros, falta de sentido na vida, o que para nós não tem explicação...Todo o mistério da nossa vida está guardado no coração de Jesus. O Senhor tudo sabe, nos perdoa, acolhe como Pai amoroso, nos ama sem censura ou condenação e nos liberta de toda forma de escravidão. Renova nossa alegria e esperança. Infinitamente Deus se alegra porque: “A Palavra se fez carne e habitou entre nós; vimos a sua glória, a glória do Filho único do Pai, cheio de graça e verdade” (Jo 1,14).

       Com Jesus, por Jesus e em Jesus, no amor de Deus Pai e na força do Espírito Santo, podemos dar um rumo novo à nossa vida. O ano que chega ao fim está na misericórdia de Deus. Um novo ano nos é dado como presente, podemos fazer tudo novo.

      Não pretendo dizer que já alcancei a meta e cheguei à perfeição. Mas eu corro por alcançá-la uma vez que também eu fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, consciente de não tê-la conquistado ainda, só procuro uma coisa: esquecendo o que fica para trás, lanço-me em perseguição do que fica para frente. Corro para a meta, para o prêmio celeste, para Deus que nos chama em Jesus Cristo.  Fl 3,12-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário