E o deserto florescerá!

E o deserto florescerá!

sexta-feira, 2 de março de 2018

A LIBERTAÇÃO DO MEDO - 2


 Segundo medo: medo de conflitos.

      Este medo afeta nossos nossos relacionamentos, dificulta a tomada de decisões, sair de situações desgastantes ou abusivas, em deixar coisas, pessoas, etc. Nos faz ficar em cima do muro, fugindo de dar nossa opinião clara e por isso muitas vezes somos mal compreendidos. Mas quando não tomamos decisões por medo de conflito o conflito só cresce dentro de nós e pode acabar explodindo numa postura de ataque. Quando isso acontece acabamos nos machucando e machucando os outros a nossa volta. Depois de uma explosão de raiva num conflito sempre ficamos envergonhados por não termos reagido com mais calma. Mas, numa situação de coação num conflito prolongado, quando já fugimos muitas vezes, é fácil partir para o ataque.

      Quem vive com medo de conflitos vive pisando em ovos e desta forma nunca conhece a paz verdadeira. Sua paz interior é distorcida, está baseada na ausência de conflitos.
Qual pode ser a raiz do medo de conflitos?

       Uma das causas pode ser o zelo excessivo pela auto-imagem. Se eu me posicionar o que vão pensar de mim? Imagine! Vou quebrar minha imagem diante dos outros. A raiz deste pensamento é o orgulho. Outra causa pode ser a preguiça, pois, resolver conflitos dá trabalho. Muitas vezes precisamos quebrar a casa para reformá-la, e temos preguiça de reformar uma relação ou situação. Ou pode ser o medo de perder o amor, a estima das pessoas. Medo de ser abandonado e ficar só.

       O remédio para a cura do medo de conflitos é entregá-lo a Jesus. Ele diz: “Vem. Não tenhas medo”. Não tenhas medo de entregar-se ao amor de Deus que cura sua insegurança. O Senhor, que te amou primeiro, deseja te libertar do medo.

Quando entregamos o medo de conflitos nas mãos de Deus ficamos livres para dar às pessoas o que elas precisam naquele momento. Às vezes uma palavra ou gesto de firmeza, outras vezes uma palavra ou gesto de ternura. Isto é viver a justiça de Deus: dar a cada um o que ele precisa no momento para crescer como pessoa. Quando somos livres do medo de conflitos o Espírito Santo infunde em nós a sabedoria para vivermos a justiça.

     No amor não há temor, pois o amor perfeito joga fora o temor. Temor supõe castigo, e quem teme não é perfeito no amor. Nós o amamos, porque ele nos amou primeiro  (1Jo 4,18-19).
      Senhor Jesus,te  entrego o medo de conflitos presente em meu coração. Seja qual for a raiz desse medo eu creio que o Senhor pode arrancá-la e me curar e libertar. Senhor, entre na mansão dos mortos que o medo formou dentro de mim. Solte as minhas cadeias. Liberta-me do orgulho, preguiça, e medo da solidão. Senhor, perdoa os pecados que cometi por causa do medo de conflitos. Peço perdão a todos que ofendi em minhas explosões. Enche-me do teu amor que supera todo medo. Vem Senhor Jesus, meu libertador. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário